A amostra tem como propósito apoiar os grupos de teatro amador de Guimarães.
De 22 a 24 de outubro, a MAT – Mostra de Amadores de Teatro volta ao Centro Cultural Vila Flor. Esta amostra, realizada anualmente, pretende promover a criação, a divulgação e o desenvolvimento de novas criações artísticas e incentivar a apreciação do teatro. Com apresentações nos dois auditórios no Centro Cultural Vila Flor, esta edição da MAT estreia quatro espetáculos em palco.
A ronda de espetáculos inicia-se no dia 22 de outubro, às 19h30, com uma encenação do TERB – Teatro de Ensaio Raul Brandão. “Pillowman – O Homem Almofada” representa a realidade de um país em regime ditatorial em que um escritor é detido para interrogatório. A peça é da autoria de Martin McDonagh e a dramaturgia, encenação e direção de atores é realizada por Miguel de Riba e Rui Mário Silva.
No sábado, dia 23 de outubro, ocorre a apresentação “A Promessa” da ARCAP – Academia Recreativa e Cultural Amigos de Ponte, às 16h00. A criação é encenada por Arnaldo Sousa, que apresenta uma mão cheia de personagens carregados de simbolismo: Maria do Mar, António Labareda, Salvador e Jesus.
No mesmo dia, às 19h30, o C.E.T.E. – Convívio e Teatro Experimental apresenta “Voltamos”, um projeto realizado após um período de pausa do grupo devido à pandemia. Com a nova criação, antecipam e inspiram-se no regresso da correria e da falta de tempo. Com a autoria do texto, encenação e cenário a serem partilhados coletivamente por este grupo de teatro, a dramaturgia desta peça é de Iris Soares.
Esta edição do MAT termina dia 24 de outubro, às 16h00, com “Vida Dupla” do GTAC – Grupo de Teatro Amador de Campelos. A encenação de Paulo Teixeira tem como trama a vida simples de um taxista que está casado com duas mulheres. O seu esquema corre bem até realizar um ato heroico que o coloca nas primeiras páginas dos jornais, complicando o seu triângulo amoroso.
Os bilhetes custam três euros e podem ser adquiridos nas bilheteiras físicas do Centro Cultural Vila Flor; Centro Internacional das Artes José de Guimarães; Casa da Memória; e Loja Oficina. Para além disso, também podem ser comprados online em www.aoficina.pt.