Tânia Soares, estudante do 3.º ano de Ciências da Comunicação, é a nova presidente do núcleo.

Esta quinta-feira, dia 21 de outubro, decorreu a tomada de posse dos novos órgãos sociais do Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho (GACCUM), para o ano letivo 2021/2022. A lista A, presidida por Tânia Soares e Sofia Carneiro, foi a vencedora das eleições que tiveram lugar na segunda-feira, dia 18 de outubro.

O evento contou com a presença de Margarida Silva, presidente da antiga direção do GACCUM, Luís António Santos, diretor do curso de Ciências da Comunicação e Marta Ferreira, presidente adjunta externa da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM). Também estiveram presentes vários alunos pertencentes ao curso, os quais tiveram a oportunidade de assistir à cerimónia. 

“Fico muito feliz por ver que o GACCUM está em tão boas mãos”, afirmou Margarida Silva. “Nas mãos de 20 jovens pró-ativos que nos últimos anos tanto fizeram como farão pelo nosso curso e pelos estudantes de comunicação”, continuou. A presidente da direção anterior felicitou e aconselhou a nova direção do GACCUM: “deverão ter em mente o quão essencial é o trabalho em equipa e que sozinhos podemos chegar longe mas juntos chegaremos sempre mais rápido”.

Luís António Santos também dedicou umas palavras à nova direção. O professor destacou a importância dos alunos realizarem atividades para além da oferta curricular do curso. Para o docente, “o GACCUM é uma destas coisas que os alunos fazem para além do curso”. “Num tempo em que nos continuam a falar de competitividade e de crescimento, temos aqui [no GACCUM] exemplos de solidariedade dos nossos alunos e onde se discutem questões que vão ser vitais para o futuro”. 

Do mesmo modo, Marta Ferreira destacou a importância dos estudantes procurarem atividades que sejam “um acrescento à experiencia académica” e “fundamentais para desenvolver a nossa vida pessoal e profissional”. A presidente adjunta externa da AAUM parabenizou a direção por tomar a iniciativa de “querer fazer mais através do associativismo que é fundamental para o desenvolvimento das competências dos estudantes”.

A cerimónia terminou com os discursos da presidente e da vice-presidente da nova direção. Tânia Soares agradeceu aos restantes 20 elementos da direção, referindo que sem eles “não seria uma lista, seria apenas uma pessoa que queria ser presidente do GACCUM”. Da mesma forma, reitera a importância do trabalho de equipa e da necessidade da nova direção funcionar como um todo. Por sua vez, Sofia Carneiro dirigiu-se aos colegas, afirmando que apenas eles “tornaram este sonho realidade”. A estudante finalizou com um agradecimento geral aos presentes, afirmando: “espero que se sintam representados em nós”.

Artigo escrito por: Maria Francisca Barros e Joana Oliveira

Multimédia: Joana Oliveira