Alicia Silverstone completa, esta segunda-feira, 4 de outubro, 45 anos de idade. Apesar distintos trabalhos como atriz, modelo, produtora, escritora e empresária, a carreira de Alicia ficou marcada pela famosa comédia romântica dos anos 90, As Meninas de Beverly Hills (1995).
Silverstone estreou-se no cinema em 1993 com o suspense Scattered Dreams, no qual interpretava a personagem da jovem Phyllis Messenger. Participou ainda em três videoclipes da banda Aerosmith: “Cryin’, Crazy e Amazing”, tendo ganho a alcunha na altura de The Aerosmith Chick. Dois anos depois, em 1995, estreia aquele que é considerado o maior sucesso da carreira da atriz – As Meninas de Beverly Hills. Encarnando o papel da ingénua adolescente Cher Horowitz, Silverstone contracena com nomes como Paul Rudd e Brittany Murphy. O desempenho da atriz foi consensualmente aplaudido, tendo emergido como uma das caras da nova geração dos anos 90.
Em 1997, interpretou o papel de Batgirl no filme Batman & Robin. Apesar de a crítica não ter considerado a prestação de Alicia brilhante, o filme arrecadou 238 milhões de dólares e valeu-lhe o prémio Framboesa de Ouro. Nesse mesmo ano, contracenou com Benicio del Toro e Christopher Walken no filme Bagagem Explosiva. Este foi o primeiro filme realizado pela sua produtora, First Kiss Productions.
No início do século XXI, Silverstone estrelou ao lado de Queen Latifah no filme As Malucas da Cabeleireiras (2005) e protagonizou a longa-metragem Retratos de Traição (2005). No ano seguinte, interpretou a personagem Jack Starbright no filme Alex Rider – Operação Stormbreaker, no qual estrelou também o ator Ewan McGregor.
O nome de Alicia Silverstone faz-se também ouvir quando o tema é a defesa dos direitos dos animais. Depois de participar numa conferência sobre os direitos dos animais em 1998, a atriz mudou para um regime alimentar vegetariano. Quase uma década depois, publicou o livro The Kind Diet, que consiste num guia para um estilo de vida vegetariano.
Em suma, Alicia Silverstone consagrou-se como uma atriz que subiu gradualmente no mundo do cinema, alcançado o patamar de estrela mundial. Ademais, Silverstone ganhou coragem para se aventurar nas minhas diversas peripécias.