Camilla Belle Routh completa 35 anos neste sábado, dia 2 de outubro. De descendência brasileira e americana, Camilla nasceu em Los Angeles, Califórnia, onde terminou o seu percurso escolar. Assim, é fluente em português e inglês.

A Princesinha (1995) foi o seu primeiro papel. Em 1997, participou no O Mundo Perdido: Jurassic Park como Cathy Bowman. No mundo do cinema, a atriz possui alguns papéis secundários como em Magia e Sedução (1998), onde interpreta a jovem Sally Owens. Por sua vez, em O Círculo Invisível (2001) faz o papel de Phoebe O’Connor, também quando era pequena.

Em 2000, Belle recebeu o seu primeiro papel como protagonista com reconhecimento. A atriz faz de Sydney Miller em De Volta ao Havai. O filme do Disney Channel foi nomeado para dois prémios Young Artists Awards, sendo que Belle estava indicada para um deles.

Aos 13 anos, Camilla Routh deixou o mundo do cinema para completar os anos de escolaridade que manteve em pausa devido às gravações. Aos 16 anos, voltou a representar e recomeçou novamente com um papel principal em A Balada de Jack e Rose (2005). Ao interpretar Rose, Belle foi nomeada para um Gotham Independent Film Award. Em 2006, a atriz participou no filme Chamada de um Estranho (como Jill Johnson), o primeiro filme de suspense de Camilla como atriz principal.

Em 2008, Routh ganhou atenção no mundo da Sétima Arte com o filme do produtor Roland Emmerich: 10.000 AC.  O filme pré-histórico relata as viagens de uma tribo caçadora de mamutes. Evolet é umas das personagens principais. No mesmo ano, Camilla filmou À Deriva, o seu primeiro filme brasileiro.

Entre 2006 e 2008, Camilla Belle Routh entra no mundo da moda com alguns projetos como modelo. A atriz desfilou na coleção de Vera Wang intitulada de Princess Fragrance. Em 2008, também participou no videoclipe da música “LoveBug” dos Jonas Brothers.

Em 2009, contracenou com Chris Evans em Push – Os Poderosos. Open Road (2011) foi a segunda longa-metragem dirigida por Márcio Garcia, onde Belle Routh desempenhou o papel de Angie.

A atriz manteve-se em contacto com o cinema, apesar de estrelar em filmes e séries televisivas de audiência moderada. Camilla Belle Routh está associada a várias instituições de caridade e é representante internacional de “Kids With a Cause”.