Emilia Isobel Euphemia Rose Clarke, conhecida pelo famoso papel de Daenerys Targaryen (Khaleesi) na série da HBO, A Guerra dos Tronos (2011-2019), nasceu a 23 de outubro de 1986. A atriz britânica conta com mais de 30 projetos e completa 35 anos este sábado.

Clarke nasceu em Londres e foi criada na cidade de Berkshire. O pai da atriz é Peter Roderick Clarke e trabalhou na área da sonoplastia de teatro, e a mãe é Jennifer Clarke, empresária. Thomas Bennett Clarke é o seu irmão mais velho e estudou cinema, trabalhando, nos dias de hoje, no departamento de câmaras.

Emilia ganhou interesse pela representação aos três anos de idade, após ter visto um musical, no qual o seu pai trabalhava. A atriz estudou no internato St Edward’s School em Oxford e na Rye St Antony School, também em Oxford. Mais tarde, em 2009, formou-se na Drama Centre London da Universidade das Artes de Londres.

A carreira de Clarke na representação começou com peças de teatro nas escolas onde estudou e no ano da sua formatura participou num comercial para os Samaritans. Ademais, foi aparecendo em episódios soltos da série Doctors (2000 – ) e participou no filme Ataque Triássico (2010).

Contudo, o ponto de viragem na vida da atriz aconteceu quando foi escolhida para interpretar Daenerys Targaryen na série televisiva A Guerra dos Tronos (2011- 2019). Para além de imensas oportunidades para atuar em numerosos projetos, Emilia ganhou reconhecimento a nível mundial e foi fazendo trabalhos para revistas e alguns anúncios publicitários. Ao longo dos anos, enquanto Daenerys, foi nomeada para variadíssimos prémios nos Emmys e nos Critics’ Choice Awards, porém nunca saiu vencedora. Ainda, teve a oportunidade de crescer enquanto atriz e ver crescer os seus colegas de profissão e de projeto, hoje, grandes no cinema. Exemplo disso são Jason Momoa, Kit Harrington, Sophie Turner, Masie Williams, entre outros.

Nos anos que se seguiram Emilia foi das grandes apostas no cinema interpretando o papel de Sarah Connor, na longa-metragem Exterminado: Genisys (2015). No ano seguinte, brilhou na fantástica produção de Thea Sharrock, Viver Depois de Ti. A atriz britânica protagonizou juntamente com Sam Claflin a longa-metragem.  Interpretava a personagem de Louisa Clark, uma jovem humilde e genuína que cuidava de Will Traynor (Sam Claflin), um jovem tetraplégico, de boas famílias. Pela fantástica atuação dos atores e pelas temáticas fortes que aborda, o projeto foi alvo de imensas críticas positivas.

Em 2018, deu vida a QI’ra, uma jovem órfã que fugiu do seu abrigo quando era criança para poder sobreviver na longa-metragem Han Solo: Uma História de Star Wars pertencente à saga de filmes da Star Wars. Teve, também, a oportunidade de protagonizar a comédia romântica Last Christmas, no ano seguinte, ao lado de Henry Golding.

É inevitável não relembrar Daenerys quando nos referimos a Emilia, mesmo a atriz o refere em muitas das entrevistas que dá. Porém, há também que admirar os imensos projetos fantásticos nos quais trabalhou e continua a trabalhar. Com estes projetos e o talento incrível que tem, a atriz conta com mais de 25 milhões de seguidores no Instagram.