O kit tem como objetivo fornecer informação e indicar os recursos disponíveis para apoio às vítimas.
O programa “Uni+ Programa de Prevenção da Violência no Namoro em Contexto Universitário”, promovido pela Associação Plano I, oferece, no arranque de mais um ano letivo, um kit contra a violência no namoro destinado a alunos universitários. O kit encontra-se disponível no site da Associação Plano I, que, em simultâneo, se encontra a realizar um estudo online sobre a temática.
Sofia Neves, coordenadora científica do Uni+, considera este kit uma oportunidade de as vítimas receberem apoio nas várias vertentes, das quais se destacam as vertentes psicológica, social e jurídica. “Temos taxas de mais de 50% de jovens que admitem já ter sofrido, pelo menos uma vez, violência no namoro”, afirma, revelando que os dados têm evoluído de forma preocupante.
Segundo a profissional, o tipo de violência mais praticada é a psicológica, apesar de a maioria das vítimas apenas solicitar apoio quando começa a sofrer de violência física, por não reconhecerem os sinais. “No caso da violência no namoro, parece que ainda há um conjunto de estereótipos que fazem com que nem sempre a violência seja identificada como tal”, declara.
Em Braga, existe um gabinete presencial de apoio às vítimas.