Braga vai testemunhar o fim do grupo humorístico.
Após mais de 100 piadas escritas por cada membro do grupo, Roda Bota Fora termina o seu percurso passados três anos a entreter os palcos nacionais. “Roda Bota Fora | Game Over” é o nome da tour que vai marcar presença em Braga, no dia 15 de outubro, no Espaço Vita.
O ComUM teve a oportunidade de entrevistar Daniel Carapeto e Pedro Sousa, humoristas do grupo. Na entrevista, foram esclarecidas algumas questões relativas a esta que vai ser a última tour do Roda Bota Fora.
Pedro Sousa começou por explicar a origem do grupo, que proveio de uma “necessidade de todos tentarem “fazer algo em nome próprio”, algo “que já não acontecia há algum tempo”. O comediante acrescentou que, por serem “amigos há muitos anos, facilitou a simbiose do grupo”.
Daniel Carapeto contou que o processo de desenvolvimento do Roda Bota Fora foi bastante simples. A ideia surgiu através da junção dos vários testemunhos que cada elemento do grupo tinha conceptualizado. Pedro Sousa acrescentou que o processo efetivo de chegar aos mecanismos do jogo, o nome e o propósito já estavam interiorizados em cada um dos humoristas. “O ponto de partida da questão foi na verdade a necessidade de ter um conteúdo regular no YouTube”, referiu. “Depois de termos esta parte bem formulada, o conceito surgiu de forma relativamente natural”, rematou Daniel Carapeto.
Quando questionados sobre o processo de escrita das one-liners, os humoristas explicaram que não é algo propositado, mas que vai surgindo. “Às vezes dá aquela vontade de escrever piadas propositadas contra o convidado que vai connosco, contra nós ou os outros”. No entanto, quando não surgem ideias, os humoristas tendem a seguir o caminho do improviso nos eventos. Segundo Daniel Carapeto e Pedro Sousa, os expectadores devem ir aos espetáculos para perceberem como é que o grupo “se desembrulha”.
Pedro Sousa explicou ainda que esta será a última tour do Roda Bota Fora, uma vez que “as coisas têm que ter uma espécie de um fim antes de começar a acontecer um declínio claro de qualidade”. O artista destacou o eventual processo de perda de qualidade dos encontros e apontou o esgotamento de convidados especiais e o empobrecimento das próprias piadas como fatores que originaram esse declínio. “Acho que é giro sair enquanto as coisas ainda estão bem e fazem sentido!”, refletiu Pedro Sousa.
Braga será o antepenúltimo local a visitar pelos artistas. Com os espetáculos, o “público pode esperar lágrimas, gargalhadas, emoção e nervos à flor da pele”, disse Daniel Carapeto. O comediante destacou ainda que é a primeira vez que vão atuar todos juntos em Braga e que, quando terminar, “vão fazer uma visita à Taberna Belga para provar as melhores francesinhas do país”.
Por fim, os dois amigos clarificam que a conjuntura do antes e do depois de cada espetáculo tornaram a experiência deles muito mais divertida e memorável. Para além do entretenimento, “andar a conhecer sítios, comer em restaurantes diferentes, conhecer convidados e o pessoal dos teatros, é a parte que vai deixar mais pena”, concluíram.
Além do grupo se despedir dos palcos e da comédia em Braga, o Roda Bota Fora também vai passar pelo Porto, Coimbra e por Lisboa. Os bilhetes para os espetáculos podem ser adquiridos no site da TicketLine.