Em Guimarães, os espaços de criação cultural recebem público durante quatro domingos.

Os segredos da criação artística vimaranense são colocados a descoberto em quatro rondas, que passam um pouco por todo o concelho. A 10, 17, 24 e 31 de outubro, a iniciativa Ronda das Artes sugere ao público que explore os “abrigos culturais” onde os artistas trabalham. Assim, estes abrem as portas dos seus bastidores, estúdios de música, ateliers de pintura e auditórios. Cada ronda começa por volta das 15h00 e promete comes e bebes no final.

Em quatro domingos diferentes, e com mais de 15 espaços a visitar, é proposto o contacto direto com pintores, músicos e outros agentes culturais. A primeira ronda dá-se a dia 10 de outubro e percorre de autocarro o município por quatro espaços. Deste modo, o público é levando ao Centro Laboratório Artístico de Vermil, uma plataforma criativa descentralizada de apoio à produção artística. Também ao atelier do pintor Rafael Oliveira; à associação cultural Astronauta; e, por fim, à Dartecor, onde pode conhecer Leonel da Costa fabricador de tintas artesanais.

Já a 17 de outubro, o público viaja até o atelier da Madroa, uma fábrica adaptada às artes. Para além disso, rompe pela Oficina e pelo Centro Cultural Vila Flor. Conhece ainda o artista musical Mister Roland. O domingo seguinte, dia 24 de outubro, é voltado para ao cinema. Deste modo, conta com visitas ao atelier de Pedro Bastos e uma passagem pelo “esconderijo” do Bando à Parte. Na quarta e última ronda, dia 31 de outubro, explora-se a distinta sala de cinema CAE São Mamede, convertida num espaço multifunções. O público pode conhecer também a associações Convívio e Círculo de Arte e Recreio.

A lotação máxima por cada Ronda das Artes está limitada a um máximo de 20 pessoas. Todavia, é obrigatória a apresentação de teste ou certificado de vacinação. O projeto é promovido pela associação cultural CAV Comunidade Artística Vimaranense e pela Associação Astronauta. Para além disso, contou com a colaboração do Município de Guimarães ao abrigo do programa de apoio às artes IMPACTA. As inscrições são feitas através do email cavassociacao@gmail.com ou do contacto 918 488 842 e têm um custo de 10 euros por pessoa.