A lista A é a única lista candidata para as novas eleições do GACCUM.
As novas eleições para a nova direção do Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho (GACCUM) vão decorrer no dia 18 de outubro. Com o slogan “o que nos move é a vontade de fazer mais por ti”, a única lista candidata tem como presidente Tânia Soares e como vice-presidente Sofia Carneiro. Ambas estiveram à conversa com o ComUM para falar sobre a sua lista.
A criação da lista A “não foi uma decisão pensada” admite a presidente. “Foi nos sempre falado que o que faz sentido continuar no GACCUM é alguém que já esteja lá dentro e como nós as duas já estávamos decidimo-nos candidatar”. A lista A “assenta bastante em continuidade” declara a vice-presidente, no entanto, “as coisas que permanecem deste mandado não vão permanecer para o próximo na sua totalidade”, continua, “temos objetivos e ideias muito próprias e temos coisas muito bem definidas para aquilo que queremos fazer”, anuncia Tânia Soares.
No que diz respeito aos objetivos da lista, as responsáveis admitem não serem ambiciosas e que não vão dizer que querem algo que sabem que não vão atingir. No entanto, admitem também não serem modestas, não pedem “coisas simples”, sabendo que tem de lutar para mudar aquilo que estão a “pedir enquanto objetivo deste mandato”. Alguns objetivos referidos por Tânia e Sofia são: mudar os estatutos em termos legais, regular as finanças, desenvolver mais atividades solidárias seja dentro do curso seja fora, diminuir a quota anual do GACCUM e melhorar o site de Ciências da Comunicação do mercado de trabalho. Para a lista, faz também sentido o GACCUM ser “um meio de ajuda para o ICS” e pretendem “estabelecer uma relação mais íntima com o ICS e não tão áspera como tem vindo a ser nos últimos anos”.
Para além disso, “abrir as opções a todos os alunos de Ciências da Comunicação e não só aos sócios” é algo que a lista quer incluir no seu mandato. “ O GACCUM é o representante de toda a gente envolvida no curso”, declara a presidente. Do mesmo modo, a lista pretende “melhorar a relação com os professores e funcionários do ICS e começar a inclui-los nos eventos” afirma Tânia.
No que toca aos eventos futuros, a Comunicação à Lupa é “a base de início de mandato”. Como habitual, vão haver três workshops por cada área com um formador e também com a participação de ex-alunos. No entanto, a lista tem também o propósito de abordar outros dados das diferentes áreas que “não são mencionados nem no curso nem na universidade como assessoria, guionismo e marketing”. As Jornadas da Comunicação e a Feira da Empregabilidade também são eventos a serem realizados, acerca das jornadas a presidente garante a existência de “temas que não se centrem exclusivamente na comunicação e no curso”.
Segundo a presidente, “um aluno de Ciências da Comunicação deve votar na lista A porque não há ninguém neste momento que saiba melhor o que é o GACCUM, que quer melhorar o GACCUM e que sabe o que é melhor para os alunos”. “Acima de tudo a nossa lista é motivada e tem muitas ideias próprias”, continua a vice-presidente. “Queremos que os novos alunos se sintam representados e queremos que vejam em nós uma forma de exporem as suas ideias”, acrescenta.
Por fim, questionadas acerca do que pretendem transmitir com o slogan “o que nos move é a vontade de fazer mais por ti”, para Tânia “foi o que fez mais sentido porque é realmente a nossa vontade”. “Um voto é um voto de confiança em nós porque vamos fazer o nosso melhor e o facto de sermos pessoas diferentes vai ser incrível para termos um bom mandato no GACCUM, então, faz sentido um voto na Lista A”, conclui a presidente.
Entrevista por: Ana Margarida Alves
Artigo escrito por: Maria Francisca Barros