Cooperação editorial prevê o lançamento de quatro livros no âmbito da coleção “Ensaios para a sustentabilidade”.
Na última sexta-feira, dia 22 de outubro, foi viabilizado um acordo editorial no salão nobre da Reitoria da Universidade do Minho. O acerto deu-se entre a UMinho Editora e a Fundação Mestre Casais a respeito do desenvolvimento sustentável.
Os dois organismos assinaram um acordo de cooperação editorial do qual resultaram objetivos mútuos que envolvem a publicação de quatro obras por ano inseridas na coleção “Ensaios para a sustentabilidade”. Para a Fundação Mestre Casais esta é uma oportunidade para difundir conhecimento e impulsionar o debate sobre a sustentabilidade.
Segundo Manuela Martins, diretora da UMinho Editora, este projeto enquadra-se na recente iniciativa de promover a editora que conta com a parceria CECS (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade). Por outro lado, para a Fundação Mestre Casais esta é uma forma de contribuir para a missão e visão da instituição: “a promoção da sustentabilidade humana e da sustentabilidade ambiental, através do desenvolvimento e partilha de conhecimento”.
José Mestre Casais, diretor executivo da Fundação Mestre Casais, realça também a relevância de fazer chegar a mensagem aos órgãos de decisão. O objetivo é que estes possam aplicar os conteúdos transmitidos, possibilitando a sua inserção em projetos da fundação. Neste momento, os conteúdos incidem sobre dois estudos: a qualidade do ar exterior e a descarbonização de frotas de transportes públicos urbanos.
De acordo com José Mendes as escolhas dos autores não estão concluídas. Por este motivo, o representante da fundação propôs não só a investigadores da academia minhota como também a outros autores o desafio de participar na construção deste programa.
O projeto vai poder contar com 200 exemplares de cada obra em formato papel, pelo que estes não vão estar disponíveis para venda. Segundo a previsão da diretora da UMinho Editora, a emissão do primeiro livro vai ganhar forma em 2022.