Os estudantes colocados têm até terça-feira para realizar a inscrição.
Na terceira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, foram preenchidas 91 das 113 vagas disponíveis na academia minhota. As licenciaturas em Ciências do Ambiente, Economia e Ciência Política foram os cursos com mais estudantes colocados.
O processo de matrícula dos novos alunos da terceira fase realiza-se através do portal académico, estando disponível um call center e um chat bot de modo a facilitar o procedimento. O período de inscrição iniciou-se esta sexta-feira, dia 29 de outubro, e estende-se até ao dia 2 de novembro.
A nível nacional, foram colocados 1.010 estudantes nas várias instituições do ensino superior, tendo sobrado 2.356 vagas. Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, ingressaram 50.859 estudantes nas três fases que compõem o concurso nacional. Em comunicado, o ministério considera que “este número de colocados vem confirmar as estimativas apresentadas previamente pelo Governo”.
As universidades conseguiram preencher 98,1% das vagas disponibilizadas, enquanto o ensino politécnico preencheu apenas 84,2% dos lugares. A Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Lisboa e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril foram as três instituições que concluíram o concurso sem vagas sobrantes. Por sua vez, o Instituto Politécnico de Beja, o Instituto Politécnico de Bragança, o Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Escola Superior de Náutica Infante D. Henrique não conseguiram preencher 70% dos lugares disponíveis.


