No dia 15 de novembro, foi lançada a terceira obra musical do grupo musical Aquilo, A Safe Place To Be. O álbum conta com um total de onze faixas musicais, das quais se destacam os singles “Out in LA”, “Our Bones Turn To Stone” e “I Just Wanna See You Smile”, cada um com um pedaço de uma história por contar.
Segundo o duo inglês Aquilo, composto por Tom Higham e Ben Fletcher, o novo álbum foi produzido em dois anos e contêm uma espécie de imagem de tudo aquilo que já passaram e que se conseguem lembrar no seu próprio espaço seguro, isto é, no seu lar. Esta ideia faz-nos sentido imediato se, por um segundo, pensarmos no nome do projeto. Visto que foi escrito logo após a sua primeira tour, acabam por descrever, de certa forma, uma espécie de nova etapa da sua vida, de novas experiências e sensações.
A obra musical começa com o single “Out in LA”. Aqui, ao longo de uma melodia mais mexida e risonha, os nossos corações conseguem ser rapidamente cativados com as doces sonoridades vocais presentes. Curiosamente, esta faixa aborda exatamente o motivo pelo qual Tom e Ben decidiram regressar à sua cidade natal: ambos tinham ido para Los Angeles para escrever um hit. Infelizmente- ou talvez não-, depois da viagem infrutífera, decidiram voltar para a sua zona de conforto, tendo sido essa a fonte de inspiração para começar a produzir A Safe Place To Be.
De seguida, temos “Our Bones Turn To Stone” e é neste momento em que podemos ter a certeza de que este longa-duração vai ser algo fundamentalmente marcante e diferente do que estávamos à espera. Ao contrário do que se registou em “Out In LA”, esta faixa é uma bela harmonia melancólica, até mesmo um tanto quanto frágil. Durante a sua audição, parece mesmo que nos tocam numa parte da alma que jamais havia sido tocada. É simplesmente emocionante.
“Talking To Myself”, “You Make Me Mad” e “Stupid Not To Try” apresentam-se de seguida e são a definição de sentimentalismo total. É impossível não nos relacionarmos com o conteúdo abordado. A maior parte de nós já teve uma relação particularmente complicada, amorosa ou não, que teve os seus momentos conturbados e confusos. É exatamente essa mistura de emoções que é descrita aqui. Esta parte do álbum é uma autêntica montanha-russa emocional. Apenas em três músicas encontramos uma melodia delicada (em “Talking To Myself”), “You Make Me Mad”, por sua vez, é super cativante e, voltando à estaca 0, temos “Stupid Not To Try”. No fundo, é assim que uma relação difícil se define e é muito bem representada liricamente pelos Aquilo.
Esta temática de memórias passadas, onde existe um particular destaque à confusão de sentimentos amorosos, é ainda representada nas faixas seguintes. “Costume Change” aborda a mudança repentina de comportamento do parceiro amoroso. “Hanging On” merece um destaque particular pela sua lírica brilhante, acompanhado de belíssimos vocais. “Our Days Are Numbered” dá ênfase ao fim do relacionamento, levantando questões do que vem depois do término. Já “Silver Spoon” realça uma realidade positiva do que podia ter acontecido se o desfecho fosse diferente.
Por fim, temos “Better Off As Strangers” e “I Wanna See You Smile”, representando o desfecho da situação amorosa. Analisando o conteúdo com mais cuidado, podemos reparar que o fim do relacionamento é interpretado de uma forma mais madura, adulta e consciente. Aliás, dedicam, inclusive, um momento a desejar o melhor para a sua ex-parceira. Desta forma, acabou por ser o melhor desfecho possível para o álbum.
Podemos concluir que A Safe Place To Be é um álbum transcultural, tocando em cada coração de igual modo. O projeto é capaz de ressaltar o nosso lado mais romântico e melancólico. Embora o género musical seja diversificado, é possível que possa aborrecer novos ouvintes estranhos a este tipo de música. Isto pelo simples facto de predominar um vetor mais sentimental no seu sentido mais cru a que, infelizmente, nos fomos desabituando.
Artista: Aquilo
Álbum: A Safe Place To Be
Editora: Aquilo
Data de lançamento: 15 de outubro de 2021