A série Arcane estreou na Netflix no dia 6 de novembro, depois de uma enorme espera por parte da comunidade ligada a League of Legends. Caracteriza-se por ser uma série animada repleta de voice actors bastante conhecidos e talentosos, como é o caso de Hailee Steinfeld. Arcane destacou-se pelo facto de, de início ao fim, não faltar às espectativas dos seus fãs e público-alvo.
A produção situa-se na cidade de Piltover, que se encontra dividida em duas partes distintas, diferenciadas pela riqueza. Com uma nova substância a rondar os subúrbios e magia a ameaçar toda a população, decisões têm de ser feitas e soluções encontradas. Um problema que, embora não seja desejado, começa a afetar o Conselho da cidade e este vê diversas dificuldades a surgir.
Apesar disto, a história centra-se principalmente em duas irmãs, Powder e Vi. Estas sofrem uma série de acontecimentos trágicos que as magoa e separa temporariamente. Anos mais tarde reencontram-se e apercebem-se de que, com o mundo virado do avesso, talvez não sejam tão próximas como eram antes.
Powder, depois de ser deixada para trás pela irmã, abandona o nome e incorpora uma personalidade completamente nova passando a ser a Jinx. Resultante da sua ansiedade de separação e trauma de infância, esta sua persona foi bem representada pela série de maneira criativa e, de certa forma, perturbadora. Através de cores, sons e formas, a mente da personagem parece-nos caótica e pode despertar alguma inquietação no espectador.
No que toca a problemas presentes na nossa realidade, as diferenças sociais são abordadas ao longo de todos os episódios. A miséria, o vício, a fome e a luta pela sobrevivência são aquilo que caracteriza a “parte de baixo” de Piltover. As pessoas encontram-se a cair nos becos e não têm acesso a necessidades básicas, contrariamente à população da “parte de cima” da cidade. Como é dito por Vi, no episódio oito, “O lado de cima e o de baixo. Óleo e água”.
Acredito que, apesar de ser uma série de animação, esta cativa o espectador de uma forma extraordinária. Ademais, era de esperar que uma produção da Riot Games, uma empresa de jogos, tivesse bons visuais e retratasse as personagens detalhadamente. No entanto, as expectativas foram excedidas através de pormenores perfeitos que se destacaram. Desde expressões faciais ao movimento, os produtores evidenciaram o cuidado que tiveram em tornar cada cena o mais precisa e “realista” possível.
Assim, Arcane chegou ao sexto lugar nas dez séries mais vistas da Netflix esta semana. Uma posição merecida dadas as expectativas mais que cumpridas e o contentamento dos fãs. Esta produção de Riot Games é realmente um marco na história da empresa e ficará presente nos ecrãs durante bastante tempo.
Título Original: Arcane
Realização: Riot Games, Fortiche Productions
Argumento: Christian Linke, Alex Yee, Connor Sheehy, Ash Brannon
Elenco: Hailee Steinfeld, Ella Purnell, Kevin Alejandro
EUA
2021