A série Gossip Girl estreou em 2007 e contou com seis temporadas, totalizando, assim, 121 episódios. O drama adolescente, realizado por Josh Schwartz e Stephanie Savage, conta-nos a história da vida dos estudantes da escola de elite Constance Billard & St. Judes no Upper East Side, Manhattan. Gossip Girl é baseada nos livros do mesmo nome de Cecily von Ziegesar.

Ao longo da série são abordados diversos temas que surgem com a adolescência e são narrados num blog por uma pessoa anónima – Gossip Girl. Sem dúvida que esta série nos cativa pela predominância de conflitos de amizade e amorosos, que mais cedo ou mais tarde os vamos ver refletidos na nossa vida pessoal, no nosso dia a dia e com as pessoas que mais gostamos. Assim, a produção acompanha os sucessivos anos letivos bem como os dramas e preocupações provenientes da juventude.

Assim, a série principia com o regresso de Serena van der Woodsen, uma das protagonistas, após ter ficado seis meses num internato fora de Nova Iorque e longe dos seus amigos e familiares, por motivos sigilosos. Durante este tempo todo Serena deixou de dar notícias. Desta aforma, a blogger Gossip Girl encontrava-se furiosa, tornando-a o seu alvo principal de boato mal van der Woodsen regressa. Entretanto, os irmãos Dan e Jenny, provenientes de classes sociais mais baixas ganham a oportunidade de estudar em Constance, o que vai gerar alguma tensão no clique dos “meninos ricos”.

O grupo dos “meninos ricos” incluem Serena (antes de ter deixado Nova Iorque) e as restantes personagens principais: Blair Waldorf, Nate Archibald e Chuck Bass. Enquanto Blair e Nate são o casal sensação que “anda na boca do povo”, Chuck, o melhor amigo de Nate, é um rapaz mulherengo que não para até conseguir o que quer. Quando todas as personagens se encontram no mesmo círculo, os problemas surgem de todos os lados.

Em contrapartida, a segunda temporada aborda o ano de formatura das personagens e centra-se nas personagens Blair Waldorf e Chuck Bass, que ganharam grande protagonismo como dupla. Assistiu-se a uma enorme reviravolta na relação entre Waldorf e Bass na segunda temporada. Ambos se odiavam e não podiam conviver um com o outro na primeira temporada, o que despertou, sem dúvida, a curiosidade e a atenção do público. As temporadas foram passando e surgem imensas peripécias que as personagens vão ter que enfrentar seja usando a sua riqueza ou as próprias mãos.

Apesar de se repetir em algumas situações, Gossip Girl ofereceu-nos uma história cativante e que nunca cansava. Ademais, os roteiristas presentearam-nos com situações e diálogos inesquecíveis que estarão para sempre presentes na nossa mente.

Este projeto influenciou milhões de jovens ao redor do mundo e tornou-se uma das séries juvenis mais conceituadas de sempre, sendo extremamente popular ainda em 2021. Isso comprova-se pelo facto de em julho deste ano ter sido lançado um reboot da série. Gossip Girl impactou imenso o mundo da moda da altura, criando e influenciando tendências. Qualquer jovem fashionista da época, tirava muitas das suas inspirações da série. No entanto, o guarda-roupa da série não era assim tão excelente quanto se pensava. Obviamente, que temos que tomar em consideração o contexto histórico, porém numa série que narrava a vida de jovens ricos e rodeados pelo luxo, nem todas as combinações eram glamorosas.

Se por um lado a série falha, muitas vezes, no guarda-roupa, por outro brilha no que toca ao design dos cenários. Para além de apresentar cenários de eleição da cidade de Nova Iorque, os cenários interiores eram construídos de forma meticulosa, realizando a intenção de transparecer um ambiente requintado e que representasse fortuna.

Ao fim e ao cabo, esta série retrata vários dos problemas que nos vemos obrigados a enfrentar com a chegada da adolescência. Apesar da sua redundância no que diz respeito aos acontecimentos, ajuda-nos a constatar que por mais difícil e conturbada que seja esta fase, haverá sempre alguma saída e que a vingança e o ódio nunca serão o caminho certo a seguir.