Lançado a 13 de novembro de 2001, o álbum Laundry Service, de Shakira, completa, este mês, duas décadas. Até hoje na nossa memória como sendo um dos álbuns mais icónicos da artista, assegurou a sétima posição na lista dos álbuns mais vendidos de 2002 e conta com mais de 15 milhões de cópias por todo o mundo.

Após o lançamento do seu quarto álbum de estúdio, Dónde están los ladrones? (1998), que se tornou um sucesso em toda a América Latina, Shakira foi incentivada pela cantora cubana Gloria Estefan a trabalhar num álbum crossover em inglês. Segundo Estefan, a cantora tinha potencial para levar o legado da cultura latina e tornar-se uma das maiores artistas internacionais. Assim, através da Epic Records, Shakira cria Laundry Service, o seu quinto álbum de estúdio, terceiro lançado mundialmente e primeiro com músicas em inglês. As faixas abordam a temática do amor e derivam maioritariamente do pop-rock. Possuem, no entanto, uma variedade de outros estilos musicais, como a música andina, o dance-pop e até o tango.

blitz.pt

Apesar das 13 faixas, o álbum não se torna cansativo aos ouvidos do público, isto porque combina diversos ritmos, temáticas, fortes vocais e possui seis grandes singles de sucesso. O primeiro destes, “Whenever, Wherever” (“Suerte”, na versão espanhola), é uma mistura de música andina e worldbeat, estilos fortemente influenciados pela cultura latina. Estes fazem-se sentir através da batida agitada, alegre e com a presença do famoso pré-refrão “le ro lo le lo le”, que dá o toque perfeito para a pista de dança. Esta que era a terceita faixa no alinhamento ocupou a 6ª posição na Billboard Hot 100 dos EUA, tornando-se o maior hit da cantora até o lançamento de “Hips Don’t Lie”(2006).

A segunda faixa do disco, “Underneath Your Clothes” é, coincidentemente, o segundo single do álbum. Derivada principalmente do soft-rock, a música foi um sucesso, já que foi igualmente listada pela Billboard como uma das dez mais vendidas nos Estados Unidos e no Reino Unido. Nesta música, a diva colombiana deixa de lado as músicas agitadas e escreve uma balada pop sobre o amor. Aqui, Shakira deixa transparecer os seus vocais fortes e emotivos ao lado de uma letra doce que, no entanto, se torna repetitiva.

O terceiro single, “Objection (Tango)”, embora não tenha sido um sucesso comercial tão grande quanto “Whenever, Wherever” ou “Underneath Your Clothes”, tornou-se, também, um hit. A faixa combina elementos de pop rock e tango e contém instrumentação de guitarra e de bando neón, um instrumento musical semelhante a uma concertina. Assim, com o soar de ritmos espanhóis, a música fica dançante, divertida e energética. Tal como as anteriores, a letra aborda o tema do amor, porém de forma um pouco diferente. Neste Shakira pretende terminar a sua relação por sentir que está num triângulo amoroso.

Os singles de língua espanhola, como “Te dejo Madrid” e “Que me quedes tú”, quarto e quinto singles respetivamente, revelaram um excelente desempenho nas regiões hispânicas, mas também nos EUA. “Te dejo Madrid” inicia-se, desde logo, com uma batida extremamente energética e acelerada, devido à série de acordes de guitarra elétrica e à voz trémula da cantora. Já, “Que me quedes tú”, pelo contrário, prende-se num tom monocórdico e repetitivo. Um definitivo anticlímax face a todas as grandes músicas a que nos foi habituando desde o início do projeto,

Por fim, com um som envolvente, “The One” apresenta-se como uma balada dramática. Com a forte presença de instrumentos como a guitarra elétrica, a bateria e o violino, a cantora passa drasticamente de sussurros para poderosas extensões vocais. Ainda assim, dos seis singles este foi o único que não apareceu em nenhum top da Billboard dos EUA. Laundry Service reúne, ainda, as faixas “Rules”, “Ready for the Good Times”, “Fool”, “Poem to a Horse”, “Eyes Like Yours” e, por fim, “Suerte” e “Te Aviso, Te Anuncio (Tango)”. Estas duas últimas são, respetivamente, derivações em espanhol das músicas “Whenever, Wherever” e “Objection (Tango)”.

Não é de admirar que o álbum chame a atenção pela sua riqueza cultural. Por muito que este seja composto principalmente pelo pop-rock, a cantora afirmou que o seu objetivo era criar uma variedade de géneros musicais e isso foi notório. Aliás, chegou a afirmar “Eu sou uma fusão. Essa é a minha personalidade. Tenho uma fusão entre o preto e o branco, entre o pop e o rock, entre culturas (…)”. Embora com músicas praticamente desconhecidas aos ouvidos do público, Laundry Service conseguiu o seu destaque com os singles que marcaram toda uma geração. Além disso, sinalizaram o início da carreira internacional de Shakira, bem como do legado de camaleão do pop. Com a ideia de que a música latina podia ser ouvida por todos e em qualquer lugar, Laundry Service conseguiu, sem dúvida, revolucionar o panorama musical até aos dias de hoje.