O concerto estava inserido na 30ª edição do Guimarães Jazz.
Esta sexta-feira, dia 12 de novembro, o grupo Miguel Zenón Quartet exibiu uma manifestação artística naquele que é um dos festivais de jazz mais antigos de Portugal. O grupo apresentou harmonização das raízes universalistas do jazz e dos diferentes ramos de influência exercidos pelas sonoridades latinas.
O compositor e saxofonista porto-riquenho Miguel Zenón é atualmente um dos músicos mais respeitados do circuito jazzístico norte-americano, tendo sido indicado a vários Grammys. Zenón lidera o grupo composto por mais três instrumentistas: o pianista venezuelano Luis Perdomo, o contrabaixista austríaco Hans Glawischnig e o baterista norte-americano Henry Cole.
Durante o concerto, Miguel Zenón Quartet interpretaram temas como “Las Tumbas”, “Hola” e “El Nazareno”, do álbum El Negro Bembón. Miguel Zenón explicou durante a performance que o projeto aborda o racismo e a disparidade racial tanto com humor como seriedade.
O Guimarães Jazz é um evento pluridisciplinar e aberto, que regressou este mês para brindar a cidade com concertos que celebrem a elegância e a linguagem sedutora do jazz. Os espetáculos estendem-se até dia 20 de novembro.