O período de campanha realiza-se entre os dias 30 de novembro e 5 de dezembro.
As eleições para os órgãos socias da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) vão decorrer no dia 7 de dezembro. A Reunião Geral dos Alunos (RGA), que se realizou esta quarta-feira, aprovou a data e estipulou o período de campanha eleitoral entre 30 de novembro e 5 de dezembro.
O calendário eleitoral foi aprovado com 51 votos a favor. As candidaturas podem ser entregues até 20 de novembro e o período de reclamação dos cadernos eleitorais decorre até ao dia 29. A segunda volta das eleições está agendada para 14 de dezembro, sendo que o período de campanha está marcado entre 9 e 12 de dezembro.
Rafael Couto, estudante do mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, foi eleito presidente da comissão eleitoral, tendo conseguido nomear mais três elementos da sua lista. Mateus Cunha, estudante de Direito, também concorreu à comissão, tendo eleito três membros. Assim, contabilizaram-se 199 votos no total – 115 na lista de Rafael Couto, 82 na lista de Mateus Cunha e dois votos nulos.
O presidente da comissão propôs duas alterações ao Regulamento Interno da Comissão Eleitoral. O estudante defendeu que no período de pré-campanha os vários candidatos podem publicitar as suas listas e que durante a campanha podem apelar ao voto.
O uso exclusivo do voto eletrónico foi outra das propostas analisadas durante a reunião. O regimento foi aprovado com 59 votos a favor, 19 votos contra e 15 abstenções. Apesar disso, a comissão vai disponibilizar postos de voto nos quatro campi da universidade, Gualtar, Congregados, Azurém e Couros.