O investimento possibilitou o alargamento e remodelação dos cemitérios e capelas mortuárias do concelho.
Nos últimos seis anos Vila Nova de Famalicão tem beneficiado de um investimento por parte da Câmara Municipal para o alargamento e arranjos de cemitérios, bem como remodelações nas capelas mortuárias. Segundo o presidente da autarquia, Mário Passos, foram aplicados mais de um milhão de euros nestes espaços, que são de uma “enorme importância para a comunidade”.
O presidente da Câmara Municipal de Famalicão informou, durante a cerimónia de bênção da Capela Mortuária de Pedome, que só nos últimos seis anos foram investidos “cerca de 520 mil euros no melhoramento de cemitérios e mais de 600 mil na construção e melhoramento de capelas mortuárias”. Empenhado em dar maior nível de conforto à população, o autarca manifestou também o seu respeito e exprimiu que “ainda há muito trabalho por fazer”. Mário Passos notou que todos “têm direito de chegar a estes espaços de forma autónoma e isso foi tido em conta”.
Também o presidente da Junta de Freguesia de Pedome, José Luís Alves, se pronunciou acerca das restaurações nas estruturas. O autarca apontou a falta de acessibilidade das estruturas e que estas “necessitavam de melhoramento”. A Nova Capela Mortuária de Pedome, que resulta da reabilitação do antigo edifício, afirma-se como “uma das mais importantes intervenções na freguesia” e foi apoiada pela Câmara com um valor de 107 mil euros.