A primeira edição do festival bracarense foi adiada devido à exigência de testagem à covid-19.
O Festival Authentica estava marcado para os dias 10 e 11 de dezembro. Os espetáculos iam acontecer no Altice Forum Braga.
A tão esperada edição de estreia do Festival Authentica foi adiada para o próximo ano, depois da Direção-Geral de Saúde (DGS) comunicar a obrigatoriedade de testagem à Covid-19. Apesar da decisão da empresa de que o festival tinha como limite máximo 18 mil pessoas, num espaço capaz de acolher 25 mil, esta medida não foi suficiente.
A testagem devia ser feita, por todos os participantes, nas 24 horas antes dos concerto. A apresentação de testes negativos à entrada aplicava-se também a pessoas já vacinadas. A empresa que elaborou o plano de contingência do festival afirmou a dificuldade da aplicação desta medida o que acabou por impedir a realização deste evento.
Assim, o festival foi adiado para os dias 9 e 10 de dezembro de 2022, prometendo um cartaz o mais aproximado possível do atual. Kodaline, Rag`n`Bone Man, James Bay, Zara Larsson e os portugueses Dino D`Santigo, Mundo Segundo & Sam The Kid e ProfJam são alguns dos nomes do cartaz. Os bilhetes já adquiridos são válidos para o próximo ano, mas há também a possibilidade de pedir a devolução do dinheiro.