Minhotas abandonaram a última posição do campeonato, após triunfo diante do Clube de Albergaria.
O Gil Vicente FC deslocou-se, este domingo, ao reduto do Clube de Albergaria, para disputar a jornada seis da Liga BPI. As minhotas levaram a melhor sobre a equipa da casa e garantiram o primeiro triunfo da época, ao vencerem o duelo por 0-1.
O Clube de Albergaria entrou melhor na partida e cedo criou a primeira ocasião de perigo. Aos dois minutos de jogo, Juba Gomes, guardiã gilista, calculou mal a saída e Lorena Santana viu o seu cabeceamento ser travado em cima da linha de golo por Ana Tinoco. Cinco minutos mais tarde, Lorena Santana voltou a estar perto de desfazer o nulo, mas, desta vez, Juba Gomes mostrou-se atenta e evitou o golo da camisola 17.
Apesar de um início de jogo rico em oportunidades, os minutos que se seguiram foram muito disputados a meio-campo e ambas as guarda-redes não foram chamadas a intervir. No entanto, a três minutos do final da primeira parte, a capitã do Clube de Albergaria perdeu a bola em zona proibida e, na primeira chance de golo barcelense, Telma apontou o 0-1. O resultado não sofreu alterações até ao intervalo.
No início da segunda metade, a equipa da casa entrou disposta a inverter o resultado e, aos 49 minutos, a igualdade esteve perto de ser reposta. Na sequência de um pontapé de canto, Irene Díaz, atleta gilista, desviou a bola para a própria baliza, mas Juba Gomes evitou o autogolo da colega de equipa. O Clube de Albergaria continuou a insistir e, à passagem do minuto 51, Lorena Santana, do coração da área, rematou a centímetros do poste da baliza barcelense.
Aos 68 minutos, em nova investida da formação caseira, Heidi Ruth atirou ao poste, após conversão de um livre direto. Dois minutos depois, Telma entrou fora de tempo sobre Joana Batista e Ana Amorim, árbitra do encontro, decidiu-se pela marcação de uma grande penalidade a beneficiar o Clube de Albergaria. Da marca dos 11 metros, a guardiã Juba Batista levou a melhor e negou o golo a Nika Babnik.
Nos últimos minutos da partida, a defensiva gilista não permitiu ao Clube de Albergaria chegar com perigo ao último terço e controlou a vantagem até ao apito final. O jogo terminou com a vitória do Gil Vicente FC, por 0-1.
Com este triunfo, o Gil Vicente FC entrega a lanterna vermelha ao Condeixa e sobe à sétima posição da Liga BPI. Na jornada sete da prova, as minhotas vão receber a equipa do FC Famalicão. O dérbi minhoto está marcado para o próximo domingo, dia 7, às 11h.