A candidata destaca a importância do órgão para uma maior participação do corpo estudantil.

Jacinta Sampaio, estudante do terceiro ano de Ciência Política, é candidata à Mesa da Reunião Geral de Alunos (RGA) da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM). A aluna anunciou a sua candidatura através do Facebook e, até agora, é a única candidata conhecida.

Na visão da aluna de Ciência Política, a RGA, apesar da “formalidade burocrática”, pode ser encarada como um “complemento com uma impetuosa vontade de fomentar a ligação entre a Academia e os Estudantes”. Deste modo, o objetivo principal do seu projeto é “fazer mais pela Academia” e originar a mudança.

A mudança que a candidata tem em vista marca-se pelo “aumento do compromisso” e pela diminuição do “marasmo que muitas vezes se sente em relação às reuniões de alunos da RGA”. Passa também por um maior aproveitamento das redes sociais para alertar para a importância do órgão. Desta forma, a candidata pretende combater o desinteresse por parte dos estudantes.

Nas suas redes sociais, Jacinta Sampaio anunciou que o “processo de recuperação de um modo de vida normal”, pelo que estamos atualmente a passar, exige “uma componente de responsabilidades” e uma “capacidade de adaptação” em prol da Academia. Assim, com a sua candidatura, pretende: “um Corpo Estudantil mais informado, mais confiante nos órgãos que o representa, mais ativo e orientado nas temáticas que nos afetam diariamente”.

A Mesa da Reunião Geral de Alunos é o órgão deliberativo máximo que zela pelo cumprimento dos estatutos e fomenta a participação ativa da academia. O órgão é atualmente liderado por André Teixeira.

Revisto/Editado por: Ana Margarida Alves