A implementação de valores como a mudança, transparência e inovação impulsionam o aluno a tomar posse da administração.

Lucas Rodrigues, aluno do primeiro ano de Genética Molecular, é mais um dos candidatos à direção da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM). O anúncio da candidatura foi realizado na sexta-feira, dia 19 de novembro, através das redes sociais.

No comunicado, o estudante declara que está na altura de uma “mudança” e de uma maior “comunicação” e “transparência” por parte da direção da AAUM. Deste modo, Lucas Rodrigues afirma ter um “ projeto com ideias concretas e inovadoras, possíveis de realizar”.

O candidato expôs a sua experiência com o associativismo, desde o “voluntariado até à experiência de Erasmus na Grécia, e recentemente à presidência do núcleo de estudantes”, realçando a importância que isto deteve na maneira como agora olha para o mundo: “de uma forma mais crítica”. Assim, o estudante vai procurar abordar assuntos mais críticos e sensíveis, visto que são assuntos atuais e que “devem ser discutidos”.

O aluno relatou ainda alguns dos temas que vão ser o foco da sua logística administrativa. Entre eles está um maior “investimento na sustentabilidade”, a “necessidade de recuperar tradições académicas”, a revisão dos “ regulamentos académicos” e a exaltação de assuntos como “a importância da saúde mental e da inclusão social”.

Para além disso, Lucas Rodrigues sintetizou os pilares da sua candidatura sendo estes, “a sustentabilidade e ambiente, desporto, sociedade e igualdade, tradições e cultura e recreativo”. O candidato termina com um apelo a toda a comunidade académica, prometendo uma equipa mais representativa e capaz de “defender”, “dar alegrias” e “dar opção”.