A atleta repetiu o feito da mãe, mas também se sagrou campeã nacional em sub-23.

A atleta do SC Braga, Mariana Machado, sagrou-se, este domingo, campeã nacional de corta-mato longo, nos campeonatos que decorreram no Parque Municipal de Vale de Cambra. A bracarense repetiu, 34 anos depois, o feito da mãe, Albertina Machado, e somou o título, cortando a meta em 27.43 minutos.

Neide Dias, segunda classificada, fechou a prova com mais 19 segundos e Jéssica Augusto, terceira classificada, com mais 20 segundos que a bracarense. Mariana Machado, também campeã nacional em sub-23, mostrou-se “muito contente” com o triunfo.

Para a Federação Portuguesa de Atletismo, com esta vitória, Mariana Machado “encontra-se com o seu destino de campeã absoluta, na primeira vez que corre com sénior (em 2020 não houve campeonato longo de crosse e em março de 2021 não correu no Seixal), após dois títulos em sub-18 e outros tantos em sub-20, alcançando um dos feitos da sua mãe Albertina Machado, que se sagrou pela primeira vez campeã de corta-mato há 34 anos (1987)”.

Coletivamente o título foi para o Sporting, com 29 pontos. Ainda assim, o SC Braga chegou ao segundo lugar, com 37 ponto, enquanto o Feirense ficou em terceiro, com 56.