O espetáculo uniu instrumentistas com formação clássica e improvisadores de jazz.
Esta quarta-feira, dia 17 de novembro, o Guimarães Jazz renovou a sua parceria com a Orquestra de Guimarães. Contudo, nesta edição o concerto contou com a colaboração do Niels Klein Trio. O espetáculo foi dedicado às melodias composta exclusivamente para trios de jazz e agregou a música clássica, fundindo os dois géneros musicais.
O saxofonista Niels Klein disse estar felicíssimo por estar presente no festival e em Portugal, que o próprio apelidou de “incrível”. O músico lidera o grupo de instrumentistas alemães da nova geração europeia de jazz. O contrabaixista Matthias Akeo Nowak e o baterista Fabian Arends também integram o trio.
Niels Klein Trio, em sinergia com a Orquestra, regida pelo maestro Diogo Costa, apresentaram peças do reportório de Niels como “Sky Lift”, “Kvaprabra” e “Two Circles”. Num festival que há 30 anos celebra a versatilidade e pluralidade que marcam o presente e o futuro do jazz, foi bem recebida a apresentação que privilegiou o improviso sobre a composição. Assim, criou-se uma maior dinâmica criativa com a orquestra.