Daniela Melchior dos Reis Lopes Pereira completa a 25º aniversário esta segunda-feira, dia 1 de novembro. A atriz ficou bastante conhecida em Portugal pela personagem Carminho interpretada na série juvenil Massa Fresca (2016) e, internacionalmente, estreou-se este ano no filme O Esquadrão Suicida (2016).
Melchior nasceu em Portugal, em Lisboa, e estudou teatro durante a sua adolescência, tendo-se estreado na televisão na novela Mulheres (2014), durante a época de estudos. Para além da produção de 2014, a atriz fez parte do elenco principal da telenovela Massa Fresca (2016), na pele de Carminho Santiago, pertencendo ao elenco principal. Além disso, participou na telenovela Ouro Verde (2017), interpretando a personagem de Cláudia Andrade. Esta última foi gravada em vários países, entre eles, Brasil, Espanha e Suíça. Em 2018, Ouro Verde foi vencedora do Emmy Internacional de Melhor Telenovela. Ainda no mesmo ano, foi co-antagonista na novela A Herdeira e, no ano seguinte, co-protagonizou a telenovela Valor da Vida, interpretando a personagem de Isabel Vasconcellos.
No ano de 2020, protagonizou a minissérie portuguesa Pecado, atuando ao lado de grandes atores como Pedro Lamares, Diogo Infante, Dalila Carmo e Lourenço Ortigão. A série aborda a história de amor proibido entre Santiago (Pedro Lamares), um padre exemplar, e a jovem Maria Manuel (Daniela Melchior).
Na área do cinema, a atriz têm também um bom historial. Daniela protagonizou, conjuntamente com Francisco Froes e Diogo Morgado, a comédia portuguesa Parque Mayer (2018). A longa-metragem produzida por António-Pedro Vasconcelos passa-se no ano da aprovação da Constituição do Estado Novo e ocorre em volta do famoso Parque Mayer. Ainda em Portugal, fez a dobragem da personagem Gwen Stacy no filme de animação Homem-Aranha: No Universo Aranha (2018).
No entanto, foi em 2021 que a atriz portuguesa ganhou reconhecimento a nível internacional. Numa oportunidade de milhões, Daniela teve a chance de representar ao lado de enormes do cinema a nível mundial. Melchior foi escolhida para interpretar Cleo Cazo/Caça-Ratos 2, uma jovem com descendência portuguesa que tinha o dom de controlar os seus amigos de rua: os ratos. A atriz revelou, numa entrevista, que não conseguiu o papel logo de primeira e que ficou surpreendida e em êxtase quando recebeu a notícia que tinha sido escolhida.
Nesta produção, a atriz atuou ao lado de Margot Robbie, Idris Elba, John Cena, Joel Kinnaman, Sylvester Stallone, Viola Davis, entre outros. A longa-metragem trouxe imenso reconhecimento à atriz que, para além de ter ficado em primeiro lugar nas pesquisas do site IMBD, lhe trouxe outro projeto. Assim, Daniela foi, recentemente, confirmada no filme Assassin Club. As gravações da longa-metragem ocorreram em Turim, Itália e a estreia está prevista para 2022.
Daniela Melchior junta-se, então, à vasta lista de atores que põe “Portugal na boca do mundo”. Em tão tenra idade, apresenta uma lista de projetos invejáveis e certamente uma lista propensa a crescimento.