Lee Dong-Wook é um ator e modelo sul-coreano e celebra este sábado o seu 40º aniversário. Nascido a 6 de novembro de 1981 em Seoul, Coreia do Sul, o ator conta com um longo percurso no mundo do entretenimento asiático.

Lee estreou-se na televisão em 1999, marcando presença no canal MBC no drama Best Theater,  apenas com um único episódio, depois de vencer o concurso de modelo V-NESS. Contudo, foi pela sua participação no programa de televisão My Girl, que estreou em 2005, que ficou conhecido a nível nacional.

DR

A partir daí, interpretou vários papéis principais noutras ilustres séries, como foi o caso de Scent of a Woman (2011), Wild Romance (2012), Hotel King (2014) e Blade Man (2014). Em novembro de 2011, Lee Dong- Wook assinou contrato com a agência King Kong Entertainment . Posteriormente, em 2012, tornou-se apresentador do talk show Strong Heart. Seguindo estes mesmos passos da apresentação, em 2014 estreou-se no reality show Roommate.

O ator foi contemplado com múltiplos prémios sendo o primeiro no SBS Drama Awards – Prémio de Estrela em Ascensão, com o programa de televisão Land of Wine, em 2003. Ainda, recebeu foi o Prémio de Melhor Revelação – Categoria de Apresentador nos SBS Entertainment Awards, com o programa Strong Heart, em 2012. A lista estende-se, contando com diversas estatuetas de diferentes trabalhos.

DR

Com a estreia de Goblin: The Lonely and Great God (2016-2017), Lee Dong-Wook alcançou o estrelato internacional, em particular, entre todo o continente asiático. Após dar vida ao Grim Reaper em Goblin e outros papeis de fantasia, Dong-Wook ficou conhecido como o “ator que interpreta o sobrenatural”. De facto, o título adequa-se, pois logo a seguir interpretou uma personagem demoníaca em Strangers from Hell (2019) e um animal mítico em The Tale of The Nine Tailed (2020).

O ator marcou igualmente presença em diversos filmes, sendo que The Perfect Couple e The Beauty Inside são alguns dos mais prestigiados. Ainda este ano, o ator vai poder ser visto na obra cinematográfica Single in Seoul.

DR

Durante o ano de 2021, o ator participou no programa de variedade Sea of Hope, onde os participantes se aventuravam num processo de cura através “do mar, do bar e do desejo”. Podemos aguardar para ver o artista na série Bad and Crazy que chega em dezembro de 2021 e na longa-metragem Happy New Year, que ainda não tem uma data marcada para estreia.

Em suma , é notória a importância que Lee Dong-Wook tem no mundo das artes, valendo sempre a pena reforçar e relembrar o seu árduo trabalho. Por agora, resta-nos aguardar avidamente por mais trabalhos incríveis com que futuramente nos poderá contemplar.