Margaret Mary Emily Anne Hyra, mais conhecida como Meg Ryan, celebra o seu 60º aniversário esta sexta-feira, dia 19 de novembro. A atriz norte-americana iniciou a sua carreira em 1981 e, desde então, já participou em dezenas de projetos e foi nomeada para vários prémios.

Meg Ryan nasceu em Connecticut, Estados Unidos e estudou jornalismo na Universidade de Nova York, em 1979. Durante o período académico, atuava em anúncios para a televisão com o objetivo de ganhar algum dinheiro extra. Mais tarde, a atriz candidatou-se ao sindicato de atores e foi aí que alterou o seu apelido de batismo (Hyra) para Ryan, o nome da avó. Entre 1982 e 1984, Ryan participou na série diária As the World Turns (1956-2010).

Ryan desempenhou papéis em filmes como Célebres e Ricas (1981), Top Gun – Ases Indomáveis (1986), French Kiss: O Beijo (1995), Você Tem Uma Mensagem (1998), Mulheres! (2008), entre outros. Contudo, o ponto de viragem da sua carreira foi a comédia romântica Um Amor Inevitável (1989) onde Meg foi a protagonista Sally ao lado de Billy Crystal. O sucesso fenomenal desta longa-metragem levou a que a atriz ficasse, de certa forma, destinada para personagens do mesmo género. Para contrariar essa tendência, interpretou papéis de alcoólatra em Quando Um Homem Ama Uma Mulher (1994) e militar em combate em Coragem Debaixo de Fogo (1996). Além disso, deu voz a algumas personagens de animação como Capitão Planeta (1991) e Anastasia (1997). Contracenou frequentemente com Tom Hanks e os dois formaram um par que certamente conquistou o público com a sua química e empatia.

Eventualmente, Meg acabou por se afastar de Hollywood devido à pressão que sentia e das falsas acusações e do julgamento público acerca de uma alegada traição. Embora tenha desmentido publicamente esses rumores, não aceitou a injustiça de que estava a ser alvo e decidiu tirar uma pausa da indústria de entretenimento. Em 2015, Ryan volta ao mundo do cinema, desta vez como diretora. Estreou-se com o filme Ithaca (2015), um drama dos anos 40.

Ao longo da carreira, Meg Ryan recebeu diversos prémios e umas quantas nomeações. Como Melhor Atriz, foi indicada três vezes para os Globos de Ouro, uma para o Independent Spirit Awards e duas para os MTV Movie Awards. Por último, foi nomeada duas vezes para a categoria Melhor Dupla para os MTV Movie Awards.

A atriz casou, em 1991, com Dennis Quaid, um colega de trabalho. Deste casamento surgiu um filho, Jack Quaid, logo após o primeiro ano de matrimónio. Dez anos mais tarde, essa união chegou ao fim, resultando num divórcio. Em 2006, Meg adotou uma criança, Daisy True

Atualmente, Meg está mais focada em disfrutar do tempo com a família, especialmente com os filhos, e numa fase mais calma da sua vida. Esperamos agora poder voltar a ver a atriz no grande ecrã uma vez mais.