Shailene Diann Woodley celebra esta segunda-feira, dia 15 de novembro, o seu 30º aniversário. A atriz norte-americana é bastante conhecida entre os jovens da Gen-Z atendendo aos seus papéis em filmes icónicos. Desde Tris na saga de filmes Divergente (2014-2016) a Hazel Lancaster na longa-metragem A Culpa é das Estrelas (2014), Shailene é um rosto de sucesso.
A atriz nasceu na Califórnia, em Simi Valley e é filha de Lori e Loni Woodley, diretor de uma escola na Califórnia. Shailene tem ainda um irmão mais velho, Tanner. Durante a vida académica, a atriz estudou na Simi Valley High School, na Califórnia e na Young Actors Space, em Los Angeles.
Woodley começou desde cedo a sua carreira junto do grande ecrã, tendo aos 8 anos de idade participado no filme Replacing Dad (1999). O sucesso perseguiu-a e entre 2004 e 2007 a atriz atuou em 5 filmes, como é o exemplo de A Place Called Home (2004), The Wonderful World of Disney (2005), Final Approach (2007), etc.
Em 2011, atuou ao lado de George Clooney na produção Os Descendentes, de Alexander Payne e, em 2013, interpretou Aimee Finecky na longa-metragem Aqui e Agora. Porém, foi em 2014 que a fama alcançou a atriz.
Através do papel de Hazel Grace Lancaster no filme A Culpa É das Estrelas, a atriz tornou-se num ícone mundial. Hazel é uma adolescente que tem cancro terminal na tiroide e se espalhou para os pulmões. A adolescente entra para um grupo de apoio a pacientes com cancro e é lá que conhece Augustus Waters (Ansel Elgort). Augustus é um adolescente que perdeu a perna como consequência de um cancro nos ossos, mas até ao momento encontra-se livre dele. Toda a história e interpretação dos atores é fantástica, o que fez com que o lucro e receção do filme fosse gigantesco.
A partir daí foi só somar sucessos, no mesmo ano, a atriz é escolhida para interpretar Tris na saga de filmes Divergente (2014), Insurgente (2015) e Convergente (2016). Shailene faz par romântico com Theo James e trabalha juntamente com atores enormes no cinema. Exemplo disso são Kate Winslet, Zoë Kravitz, Ansel Elgort, Jai Courtney, Ashley Judd, Miles Teller, entre outros.
Ainda no cinema, a atriz fez sucesso nos filmes Snowden (2016) e À Deriva (2018), onde atuou ao lado de Sam Claflin. Com esta obra, venceu o Prémio Estrela em Ascensão, no Deauville American Film Festival e o Prémio Spotlight, no 21st Annual SCAD Savannah Film Festival.
No ano de 2021, a atriz participou em três produções: A Última Carta de Amor, O Mauritano e The Fallout. Para os próximos anos, Shailene tem já dois projetos em andamento, um deles já em pós-produção e o outro ainda no processo de pré-produção: Misanthrope e The Fence.
Na área televisiva, a atriz fez várias participações especiais em séries, como O.C. – Na Terra Dos Ricos (2003-2004), Jack & Bobby (2004-2005), CSI: Nova Iorque (2007), e outras. Contudo, foi com o seu papel de protagonista nas séries A Vida Secreta de uma Teenager Americana (2008-2013) e Big Little Lies (2017-2019), que ganhou reconhecimento na televisão.
Para além da representação Woodley é também uma ativista. A atriz é defensora da tribo siú Standing Rock e começou a publicar vídeos e fotos nas suas redes sociais da luta da respetiva tribo contra a empresa Energy Transfer Partners. Shailene participa, ainda, em protestos. Inclusive, em 2016, numa manifestação contra a construção de um oleoduto que interferiria com terras indígenas e poluiria o rio Missouri, a ativista foi presa. Curiosamente, a sua prisão foi transmitida ao vivo no Facebook e teve cerca de 40 mil expectadores.
Um ícone mundial na representação e na defesa de causas, Shailene Woodley mostra que com esforço e dedicação vale a pena lutar pelo que cada um defende. A deusa dos filmes teen continuará a presentear-nos com obras de cinema deliciosas e romances de chorar rios infinitos.