Bracarenses voltam a vencer na Liga após desaire na Luz. Vizelenses não vencem há 10 jornadas.

O Estádio Municipal de Braga foi o palco do dérbi minhoto que colocou frente-a-frente as formações do SC Braga e do FC Vizela. O jogo, a contar para a jornada 12 da Liga Bwin, terminou com o triunfo arsenalista, por 4-1.

Os bracarenses entraram melhor na partida e, à passagem do minuto sete, Raúl Silva ficou a centímetros de desfazer o nulo. Na sequência de um pontapé de canto cobrado por Iuri Medeiros, o camisola 34 obrigou Charles a protagonizar uma defesa apertada. O SC Braga continuou a dominar as rédeas do encontro e voltou a criar perigo, ao minuto 19. Contudo, Charles voltou a levar a melhor e travou o livre direto batido por Iuri Medeiros.

Apesar das duas oportunidades desperdiçadas, o conjunto liderado por Carlos Carvalhal não diminuiu o ritmo e a insistência bracarense acabou por surtir efeito aos 26 minutos. Iuri Medeiros recuperou a bola no meio-campo ofensivo e serviu Ricardo Horta que, diante de Charles, não tremeu e carimbou o 1-0.

Até ao final da primeira parte, ainda houve tempo para novo golo do SC Braga. Aidara derrubou Vitinha no interior da área e o árbitro do encontro, Vítor Ferreira, apontou para a marca de grande penalidade. Na conversão, Ricardo Horta não vacilou e apontou o 2-0, resultado que se manteve até ao intervalo.

Na segunda metade do jogo, a toada manteve-se e a turma da casa não tardou a ameaçar a baliza defendida por Charles. Aos 56 minutos de jogo, após um passe de rotura de Yan Couto, Vitinha obrigou o guardião forasteiro a desviar para pontapé de canto. Na sequência do lance, Iuri Medeiros assistiu Raúl Silva que, de cabeça, ampliou o marcador para 3-0.

A primeira oportunidade do FC Vizela surgiu somente ao minuto 65. Cassiano apareceu solto de marcação no coração da área, mas o cabeceamento do brasileiro passou ao lado do poste da baliza de Matheus e o resultado não se alterou.

A turma de Álvaro Pacheco cresceu no jogo nos últimos 30 minutos e Koffi Kouao reduziu a desvantagem vizelense, à passagem do minuto 72. Samu cruzou sobre o lado esquerdo do terreno, Francisco Moura não foi capaz de aliviar o esférico e o lateral marfinense apontou o 3-1.

Até ao apito final, os visitados voltaram a dominar a posse de bola e ainda foram capazes de aumentar a vantagem. Já em período de compensação, o recém-entrado Abel Ruiz bateu Charles e fechou o resultado em 4-1.

Com esta vitória, o SC Braga ascende duas posições na tabela classificativa e passa agora a ocupar o quarto lugar da Liga Bwin. O FC Vizela, por sua vez, permanece na décimo quarto posto do campeonato, após a derrota no dérbi minhoto.

Na jornada 13 da Liga Bwin, os bracarenses recebem o Estoril Praia. O jogo está marcado para o próximo domingo, dia 5, às 20h30. Já os vizelenses voltam a entrar em campo na segunda-feira, dia 6, para uma receção ao Belenenses SAD.