Portugal marca presença numa das maiores feiras de educação da Europa.

A Universidade do Minho está a participar no Salon de l’étudiant, representada pela pró-reitora, Carla Martins. O evento, que conta com a presença de várias entidades portuguesas, iniciou-se no sábado, dia 27 de novembro, e termina este domingo.

O evento teve a primeira edição em 2010 no Parque de Exposições de Paris Porte de Versailles. A iniciativa tem como principal objetivo promover as instituições de ensino estrangeiras habilitadas a receber alunos internacionais, permitindo que estes recolham informação sobre as instituições europeias.

A feira permite também aos estudantes um vasto leque de possibilidades e profissões, nas quais se podem inscrever. No ano de 2019, a adesão estimada rondou os 12 mil visitantes. Salon de l’étudiant assume-se como um elo de ligação entre os alunos do secundário que procuram oportunidades de índole profissional no estrangeiro.

Portugal marca o evento com vários representantes de relevo, tais como a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira, o cônsul-geral de Portugal em Paris, Carlos Oliveira e o vereador da Câmara de Paris, Hermano Sanches Ruivo, também estão presentes.

Para além da UMinho, estão também representadas a Direção-Geral do Ensino Superior, a secretaria de estado da Ciência, Tecnologia e o Ensino Superior. Outras entidades como a  Agência Erasmus + Portugal, o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnico e várias universidades portuguesas aproveitam a oportunidade para recrutar estudantes franceses.