A sétima edição da iniciativa “Aldeia Feliz” visitou os idosos das aldeias de Ponte da Barca.
O grupo responsável pelo projeto é constituído por 15 estudantes de Medicina da Universidade do Minho que têm como objetivo promover a saúde junto da população mais idosa que vive em comunidades isoladas. Os estudantes visitaram as aldeias de Ermida, São Miguel e Germil, em Ponte da Barca, nos dias 3 e 4 de dezembro.
A “Aldeia Feliz” tem como objetivos principais salientar a importância da alimentação saudável, dos cuidados de higiene, da medicação, bem como, da realização dos rastreios da Diabetes e Hipertensão Arterial na vida dos mais idosos. Marisa Coelho, presidente do Núcleo de Estudantes de Medicina, revelou que os seniores sentem a necessidade de “desabafar”, principalmente com os “jovens que se dispõem a estar com eles”. A presidente revelou, ainda, que os problemas a nível de transportes e mobilidade dos mesmos dificultam o “acesso a centros de saúde ou hospitais”.
O projeto teve início em 2013 em parceria com juntas de freguesia da região do norte do país e com centros de saúde locais.