A notícia foi transmitida pelo reitor da UMinho na cerimónia que assinalou o 46º aniversário da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH).

Os alunos da licenciatura em Teatro da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH) vão ter novas instalações já em 2022. Na próxima segunda-feira, dia 20 de dezembro, Rui Vieira de Castro vai reunir com o conselho de presidentes para “definir o caminho a seguir” pela instituição. Para o reitor, esta é uma “oportunidade” que tem de ser aproveitada.

De acordo com a presidente da ELACH, Isabel Ermida, a licenciatura em Teatro vai dispor de “instalações muitíssimo boas”. Para a responsável, o novo local de ensino vai contribuir para a melhoria da criação do trabalho feita pelos alunos.

Em breve, vão decorrer também os trabalhos nas salas de aula no edifício dos Congregados. Sobre o assunto,  a presidente considera que vai ser “bom se pelo menos as áreas pedagógicas que são comuns a todos os cursos forem melhoradas, pois necessitam de ser requalificadas”.

Para além disso, Isabel Ermida abordou, em forma de crítica, o tema referente à falta de trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão. Nos últimos cinco anos, a ELACH perdeu cinco trabalhadores, contando, atualmente, com um total de 14 funcionários. Para a presidente, esta questão cria um “duplo problema”: a necessidade de contratar e a falta de oportunidades de progressão nas carreiras para os 14 atuais trabalhadores.