Existem diversas formas de descrever o Natal, a grande maioria são semelhantes, mas tendem a variar de pessoa para pessoa. No entanto, todos convergem num ponto comum: o Natal é um momento de celebração do amor, da partilha, da família, da felicidade e da gratidão.

Assim, em homenagem à época mais calorosa do ano, o ComUM reuniu algumas sugestões de livros que poderão tornar este Natal mais alegre. Sejam lidas sozinho ou em família, as obras elencadas elevam o espírito de qualquer um. Afinal de contas, é a magia do Natal.

Editora: ASA

O Natal de Poirot (1938) – E quando pensávamos que a “Rainha do Mistério” ia aproveitar o Natal para descansar e celebrar os momentos felizes da época, Agatha Christie prova-nos que estávamos enganados. Nem mesmo no Natal, Poirot vê a sua agenda livre do crime. Após o multimilionário Simeon Lee ter convidado toda a família para a ceia do Natal e ter instaurado o sadismo através de um jogo na celebração, a morte aparece e esta é tudo menos inocente. Antagonicamente aos restantes livros desta lista, O Natal de Poirot explora um tema bastante perturbador, contrastando com o calor do Natal.  (Título Original: Hercule Poirot’s Christmas)

Editora: Porto Editora

A Noite de Natal (1959) – Instituindo-se como o “crème de la crème” de Sophia de Mello Breyner Andersen, A Noite de Natal é um clássico, não só do portefólio da autora como também das histórias de Natal. A solidão sempre faz parte da sua jovem vida, porém tudo muda quando Joana estabelece uma amizade com Manuel. A alegria toma conta da rapariga e tudo passa a ter um novo sentindo, incluindo o Natal. No entanto, enquanto os preparativos para a elegante consoada começam, Joana toma consciência que Manuel não tem uma mesa recheada nem presentes da árvore. A Noite de Natal é uma obra que narra o verdadeiro significado do que é o Natal, de um modo emocionante. (Título Original: A Noite de Natal)

Editora: Publicações Europa-América

Cartas do Pai Natal (1976) – Quando se menciona Tolkien, O Senhor dos Anéis (1954 – 1955) são as palavras que aparecem na nossa mente, contudo, o autor expandiu-se muito além disso. Em homenagem ao 3º aniversário da morte do escritor, Cartas do Pai Natal foi divulgada ao público. A obra contem uma série de diferentes entradas redigidas como cartas e contadas ou pelo próprio Pai Natal ou pelo seu secretário-elfo. Um livro aparentemente para crianças esconde imensos simbolismos e perspetivas sobre a Segunda Guerra Mundial nas suas páginas. (Título Original: The Father Christmas Letters)

Editora: edições rolim

Cancioneiro de Natal (1995) – Muitos podem pensar que uma boa aventura é concebida somente através da prosa. David Mourão-Ferreira discorda certamente e Cancioneiro de Natal é uma coletânea de poemas deliciosa para ser lido durante os dias 24 e 25. Invocando as memórias da infância, Jesus Cristo como inspiração, o mistério do nascimento, o poeta reflete sobre assuntos que vão para além do Natal. (Título Original: Cancioneiro de Natal).

Editora: Editorial Presença

Harry Potter e a Pedra Filosofal (1997) – O livro de J.K. Rowling parece uma escolha improvável para aparecer nesta lista, porém o motivo até se justifica. O Natal é uma festividade que cruza a linha temporal dos acontecimentos do livro, daí que possa ser uma boa companhia na noite de Natal, depois de todos terem ido dormir. Se este argumento não chegar, a obra já foi adaptada ao cinema e de certeza que qualquer pessoa já viu o filme pelo menos uma vez. Para quem já teve essa oportunidade, costuma-se dizer que “o livro é bem melhor que o filme” (Título Original: Harry Potter and the Philosopher’s Stone)

Editora: Books

Depois do Natal (2001) – Depois do Natal é uma obra genial de um modo tão peculiar, que se torna difícil justificar porquê. O livro infantil é grandiosamente aclamado contando com o prémio Octogones e a sua presença no Plano Nacional de Leitura. A premissa foca-se no pós-Natal, em particular, quando a agitação e a felicidade dão lugar à solidão e à melancolia que tornam o inverno mais pesado e taciturno. A escrita tem um caráter maravilhoso, mas as ilustrações de Beatrice Alemagna erguem este livro ao patamar de obra de excelência. Cada imagem e desenho concentra em si uma unicidade e “magnetismo” indescritíveis.  (Título Original: Après Noël)

Editora: Quando a Neve Cai

Quando a Neve Cai (2014) – Numa cidade isolada por uma das maiores tempestades de neve dos últimos anos, surgem três histórias sobre adolescentes apaixonados e amizades improváveis que oferecem ao leitor um conjunto de contos leves e divertidos. Lauren Myracle, Maureen Johnson e John Green juntaram-se assim para escrever três histórias independentes que, a certo ponto, se entrelaçam, dando origem a um romance com uma escrita simples e cativante, ideal para entrar no clima natalício. (Título Original: Let It Snow)

Editora: Berkley

Seven Days of Us (2017) – Já faz algum tempo desde que os Birch se reuniram para celebrar o Natal. Emma está entusiasmada por concentrar a família toda na mesma casa, mas Olivia só aparece porque não tem outro sítio para ir. Forçada a quarentena depois de ter ajudar no combate a uma pandemia, Olivia leva a família toda a ficar trancada durante o período natalício. Quando estamos com as pessoas mais gostamos, não deve ser difícil ficar fechado sete dias. Não obstante, o momento ideal para a celebração da família e do amor pode ser aterrorizado por segredos e mentiras.  Francesca Hornak oferece-nos uma obra que intercala os mais diversos sentimentos numa época de felicidade. (Título Original: Seven Days of Us)

Editora: Atria Books

The Deal of a Lifetime (2017) – Da autoria de Fredrik Backman, este livro apresenta a história de um pai e um filho que se reencontram após anos chateados, precisamente na Véspera de Natal. Estranhamente, o pai relata ao filho que uma pequena menina está próxima da morte num hospital nas redondezas. A estória prolonga-se e uma retrospetiva da vida do adulto toma conta das páginas. O pai pode salvar a menina que mal conhece, o rapaz é a resposta que o pai precisa e a criança pode ter um presente inesperado. Todavia, será a noite de Natal o dia ideal para que todos tenham um final feliz? A vida são dois dias e este livro relembra-nos que a efemeridade deve nos inspirar a viver da melhor forma possível. A obra de Backman sintetiza esta perspetiva maravilhosamente. (Título Original: The Deal of a Lifetime)

Editora: HarperAudio

Christmas On The Island: A Novel (2018) – Entre o gelo da ilha escocesa Mure, o leitor fica a conhecer Flora, uma mulher grávida do ex-patrão, e Joel, um refugiado sírio que não sabe do paradeiro da mulher. Enquanto a jovem tenta encontrar um meio de comunicar ao seu ex-empregador a situação, Joel deseja aproveitar o primeiro Natal ocidental. Na época mais maravilhosa do ano, irá a premissa culminar num belo romance ou irão os fantasmas do passado regressar? Lançado em outubro de 2018, o livro foi escrito por Jenny Colgan (Título Original: Christmas On The Island: A Novel).

 

Artigo por Andreia Morais, João da Silva e Luísa Machado