Para não fugir à tradição, neste mês natalício o ComUM volta a trazer-lhe sugestões culturais para o aconchegar durante os dias frios. O Cartaz conta com os mais variados espetáculos, desde a música ao teatro, passando ainda pela sétima arte.

“Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa” – Guimarães

Partindo da criação do primeiro Sindicato do Serviço Doméstico em Portugal e de um texto do livro “Novas Cartas Portuguesas”, surgiu “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”. A peça retrata a “história do trabalho invisível que põe o mundo a mexer”. Sara Barros Leitão conta a história do empoderamento feminino: das mulheres que limpam e cuidam do mundo, das que produzem, educam e preparam a força de trabalho.

Esta história sobre o trabalho das mulheres e do seu poder de organização, reivindicação e mudança encontra-se em cena no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Vila Flor nos dias 10 e 11 de dezembro, pelas 19h30.

Centro cultural vila flor / Site

Rui Veloso Trio – Vila Nova de Famalicão

Para os amantes de música portuguesa, o cantor, compositor e guitarrista Rui Veloso sobe ao palco da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão nos próximos dias 17 e 18 de dezembro, pelas 21h30. Somando mais de 40 anos de carreira, o músico promete animar toda a sala de espetáculos com os seus maiores êxitos, desde “Chicho Fininho” a “Não há estrelas no céu”. O cantor, que marcou a música rock cantada em português, continua a encantar todo o país, passando de geração em geração.

Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão / Facebook

Gospel Collective – Ponte de Lima

Levando o encanto do Natal a Ponte de Lima, Gospel Collective regressa ao Teatro Diogo Bernardes a 18 de dezembro, pelas 21h30. Com um reportório baseado no cancioneiro gospel afro-americano, as suas atuações enchem-se de emoção e amor, através de vários hits natalícios.

O grupo lisboeta, criado em 2010, junta cerca de 50 vozes, desde cantores profissionais a amadores de diferentes áreas musicais e de diferentes nacionalidades dentro da lusofonia. Gospel Collective é dirigido pela cantora e maestrina Anastácia Carvalho.

Gospel Collective / Facebook

“Mães Paralelas” (2021) – Braga 

No dia 20 de dezembro, às 19h00, assistir a “Mães Paralelas”, no Theatro Circo, é uma atividade a adicionar à agenda. O filme conta a história de Janis, uma mulher de meia-idade, e de Ana, uma jovem: duas mães, no mesmo quarto de hospital, onde irão dar à luz. O que as une é o mesmo que as separa: ambas engravidaram acidentalmente, mas, enquanto Janis está radiante, Ana está assustada. O drama acompanha a relação que estas vão criar e as consequências que esta terá nas suas vidas.

Theatro Circo / Site

Cristina Branco – Braga

Cristina Branco visita a cidade de Braga já no próximo dia 17 de dezembro. Sobe ao palco do Theatro Circo para apresentar “Eva” (2020), o seu mais recente álbum.

No decorrer dos seus anos de carreira, foram vários os prémios e títulos que lhe foram atribuídos. Foi, por exemplo, premiada para Melhor Disco de 2017 pela Sociedade Portuguesa de Autores, com o tema “Menina”; assim como a nomeação para o Globo de Ouro de Melhor Intérprete Individual.

A artista destaca-se pelo seu sucesso por toda a Europa e por expandir o conceito de “fado-jazz”. Neste sentido, a sua arte é reconhecida além fronteiras.

Cristina Branco / Facebook

“Encanto” (2021) – Vila Nova de Famalicão

O município famalicense promove uma sessão de cinema para miúdos, já no dia 18 de dezembro. É no Parque de Sinçães que o evento tem lugar.

O filme escolhido, “Encanto” (2021), conta a história de uma família colombiana que vive escondida numa casa mágica. Cada criança tem um poder mágico, à exceção de uma. Essa distinção serve de mote para o desenvolvimento do resto do filme.

A produção dos estúdios Disney promete um serão em família cheio de alegria e mistério. Com vários horários disponíveis e entrada livre, esta é a aposta de Vila Nova de Famalicão para a comunidade.

Município de Famalicão / Facebook

Artigo por: Marta Rodrigues e Soraia Fiúza