A cerimónia realizou-se no Campus de Gualtar e teve entrada gratuita.
A Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH) é, esta quarta-feira, distinguida pelo seu 46º aniversário. A comemoração ocorreu no auditório B1 do Campus de Gualtar, em Braga.
A cerimónia iniciou-se com a apresentação de um hino em honra da ELACH. A obra foi interpretada pela mezzo-soprano Cristina Gonçalves e pelo Quarteto de Cordas do Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga. Em seguida, e antes da entrega de prémios de mérito escolar, ocorreu o discurso da presidente da escola, Isabel Ermida.
O programa teve ainda momentos como a apresentação da peça teatral “Atalhos”, de Joana Craveiro, encenada por Vítor Hugo Pontes e interpretada por alunos de Teatro. A flautista Inês Ferreira e o guitarrista Pedro Brogueira, ambos estudantes do curso de Música, executaram a peça “Ave Maria”, da autoria de Gounod. A cerimónia concluiu com o discurso do reitor da universidade, Rui Vieira de Castro.
A ELACH é atualmente constituída por cerca de 1400 alunos em oito diferentes licenciaturas, 11 mestrados e cinco doutoramentos. Além disso, conta ainda com dezenas de docentes, investigadores e técnicos que trabalham em sete departamentos e dois Centos de Investigação. Os departamentos são de Estudos Asiáticos, Estudos Germanísticos e Eslavos, Estudos Ingleses e Norte-Americanos, Estudos Portugueses e Lusófonos, Estudos Românicos, Filosofia e Música. Por sua vez, os Centros de Investigação baseiam-se nos Estudos Humanísticos e de Ética, Política e Sociedade.