Foram seis as modalidades em que os estudantes se destacaram, sendo as principais voleibol e andebol.
A entrega dos prémios de mérito desportivo decorreu na última segunda-feira, 20 de dezembro, no Salão Medieval do Largo do Paço. Foram distinguidos 56 estudantes da UM que, para além de se sagrarem campeões de uma modalidade, tiveram um ótimo aproveitamento escolar.
Os prémios são relativos à época de 2020/2021. Época em que, pela primeira vez, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) conquistou os melhores resultados dos Campeonatos Nacionais Universitários. Os alunos premiados competiram por seis modalidades diferentes. Foram representados 32 cursos da academia minhota, sendo que a Escola de Engenharia foi a que teve maior destaque.
O presidente da AAUM, Rui Oliveira, entende que estes títulos provêm não só do esforço e mérito dos estudantes, como também de uma grande aposta que se tem feito na universidade, para promover o desporto. O presidente parabeniza também todos os estudantes que participaram, independentemente do lugar obtido.
A Universidade do Minho não inclui no seu portfólio formativo a área do desporto. No entanto, Guilherme Pereira, pró-reitor para a avaliação institucional e projetos especiais, revelou à RUM que “a Universidade do Minho tem conseguido, ao longo dos anos, encontrar formas muito relevantes de induzir à prática desportiva.”
Guilherme Pereira acrescentou ainda que a prática desportiva na universidade não se fica apenas pelos 56 estudantes galardoados. São mais de 10 mil os estudantes da UM que praticam desporto regularmente e 500 têm o estatuto de atleta de alta competição.