Bombeiros Voluntários de Famalicão doam 300 cabazes a famílias com dificuldades económicas.

Este sábado, dia 18 de dezembro, a comunidade famalicense juntamente com os bombeiros voluntários mobilizaram-se em prol de um projeto beneficente. A iniciativa tem como objetivo presentear as pessoas com dificuldades numa época de festa natalícia.

Devido à solidariedade da sociedade civil, que ofereceu alimentos de supermercados e hipermercados da região, foi possível arrecadar um número considerável de cabazes. A sua composição é bastante diversificada, contendo alguns alimentos característicos da época natalícia, como bacalhau, pão de ló e azeite.

Segundo a entrevista dada pelo comandante Sérgio Gomes ao Jornal de Notícias, o “grosso do conteúdo dos cabazes foi oferecido pela sociedade civil, mas por vezes é necessário comprar bacalhau, o pão de ló e até o azeite, e os bombeiros fazem esse investimento”. O comandante adianta que é uma iniciativa que se realiza há muitos anos, e que em tempos de crise, onde o desemprego era proeminente, “estes cabazes ajudavam algumas famílias a ter um Natal mais aconchegado, um Natal mais normal”.

Todos os anos, as famílias necessitadas são sinalizadas pelos presidentes de Junta de Freguesia, que se dirigem as suas casas entregando o cabaz diretamente. Este tipo de abordagem permite uma maior confiança da distribuição dos alimentos e na sua chegada efetiva a estas famílias.