A sala de espetáculos bracarense conta com a presença dos músicos Xabier Díaz & Adufeiras de Salitre e Filipa Torres.

O ciclo de música beFolk chega à sala principal do Theatro Circo. Esta sexta-feira, dia 3 de dezembro, e sábado, dia 4, o espaço cultural apresenta as expressões contemporâneas do Folk.

O evento teve início hoje, 3 de dezembro, pelas 21h30. O músico espanhol Xabier Díaz abre a noite com uma trilogia muito pessoal, em conjunto com Adufeiras de Salitre, um grupo de percussionistas e cantoras. No espetáculo, será apresentado o álbum As Catedrais Silenciadas (2020). Este é o resultado de um processo de criação iniciado em 2015, marcado agora por vozes femininas.

As composições de Xabier Díaz são o culminar das experiências vividas pelo artista, de trabalho de investigação e de canções de meios rurais. O novo projeto é marcado por diferentes formas musicais. Desde pasodobles, ribeiranas e agarradas, as novas letras são uma novidade na matéria-prima típica do Noroeste.

No segundo dia do evento Folk, é a vez da atuação de Filipa Torres. A artista minhota dá a conhecer Moldura (2020). O projeto baseia-se na sua conexão com a natureza e como, através dela, retirou inspiração nos tons e espetáculos visuais, olfativos e auditivos. No projeto está bastante presente uma vertente tradicional portuguesa, assim como modos gregorianos, em tons mais ibéricos, musicalidades clássicas e populares. O álbum conta ainda com a participação de outros cinco músicos.