Sequência de maus resultados levou ao despedimento do treinador.

Em comunicado feito na página de Facebook do clube, o ABC/UMinho anunciou o despedimento do técnico Jorge Rito. O treinador português abandona a formação minhota após 29 anos ao serviço do clube.

Depois de um início de época atribulado, com apenas uma vitória em dez partidas, Jorge Rito deixa a formação minhota no 14º lugar da tabela classificativa. Desta forma, o clube da cidade de Braga considerou que este “desfecho que nenhuma das partes desejava” se trata apenas de uma tentativa de “romper com um período menos conseguido”.

Nos 29 anos em que esteve ligado ao Académico, o treinador luso conquistou dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. Neste sentido, o ABC/UMinho vincou o sentimento de “eterna gratidão” a alguém que o clube considera “um dos melhores treinadores portugueses de sempre”.

Assim, com o fecho deste capítulo, a direção da equipa da cidade dos arcebispos escolheu Filipe Magalhães como sucessor de Jorge Rito. O técnico de 34 anos já treinou todos os escalões de formação do ABC/UMinho e está ao serviço do clube desde 2010. Na presente época, Filipe Magalhães exercia o cargo de treinador da equipa de juniores e de coordenador desportivo da formação do clube.

Com a expectativa de, segundo a admnistração braguista, levar “a equipa sénior masculina no sentido condizente com os pregaminhos do clube”, o novo técnico vai-se estrear no banco minhoto frente ao Póvoa AC. O encontro, que se vai disputar no Pavilhão Flávio Sá Leite, está agendado para as 17h30 do próximo sábado, dia 4 de dezembro.