Com apenas 16 anos, a vianense conseguiu conquistar o mundo na classe VI1.

Este sábado, Marta Paço tornou-se campeã mundial de surf adaptado no campeonato que decorreu em Pismo Beach, na Califórnia. A atleta vianense, Marta Paço, tinha como objetivo melhorar o resultado que havia conseguido em 2018, no seu ano de estreia em Mundiais, que foi a medalha de bronze.

Desta vez, aos 16 anos, conseguiu chegar ao ouro na classe VI1, para atletas invisuais, no campeonato ISA World Para Surfing Championship 2021. A prova reúne atletas com mobilidade reduzida e com deficiência.

Para chegar a este resultado a jovem alcançou um total de 16,33 pontos, reflexo das suas duas melhores ondas que tiveram a pontuação de 8,50 e 7,83. Com esta pontuação relegou para o segundo posto a espanhola Carmen Lopez e para terceiro a norte-americana Barbie Pacheco, com 2,77.

A atleta natural de Viana do Castelo dominou de tal modo a competição que mesmo sem as suas melhores ondas, com a terceira e quarta onda melhor pontuada a jovem seria igualmente campeã mundial. Com este resultado da jovem Marta Paço, este sábado fez-se história para o surf português.