No dia em que marca exatamente um ano desde o lançamento do primeiro EP da sua carreira, Kai presenteia os fãs com mais um incrível projeto. Após o completo sucesso do primeiro EP, os admiradores do artista mostraram uma forte ansiedade em poderem ouvir mais dos seus projetos por tantos anos pensados.
O mais recente Extended Play do cantor sul-coreano Kai reúne um total de seis faixas. Todas as faixas são melodias únicas, capazes de captar a atenção de qualquer amante de um bom R&B e, uma vez por outra, os admiradores de algo mais próximo do pop. Como é de esperar daquele que é membro de um dos grupos de K-pop mais popular de todos os tempos- os EXO-, Kai introduz o seu novo trabalho com “Peaches”. Esta faixa, desde o início, delimita um forte contraste em termos de melodia com o anterior lançamento – Kai (2020).
Com referências sonoras à música tradicional coreana logo no começo, somos convidados a navegar pelo novo mundo que Kai cria ao envolver os ouvintes nos seus doces vocais. A continuidade calma e suave como uma brisa da voz é transportada ainda para “Vanilla”. Ao contrário do esperado, a repetição da palavra que dá o título à música, acaba por tornar aquilo que devia ser uma música mais relaxante e delicada num loop sem fim, fazendo com que a audição da faixa seja um tanto cansativa.
Em “Domino”, é-nos dada a conhecer uma nova faceta do cantor em ralação a todo o trabalho até agora desenvolvido. A mudança repentina no tom da voz deste, além de mostrar a versatilidade e extensão vocal do sul-coreano, permite-nos, ainda, experimentar algo mais afastado do R&B a que estamos acostumados. “Come In”, por sua vez, traz consigo um tom nostálgico que nos faz recordar algumas faixas do EP anterior, nomeadamente “Hello Stranger”. Ainda assim, consegue ter um som totalmente distinto e único, sendo o tipo de música que é capaz de nos levar a explorar novas experiências sem sequer sairmos do lugar.
“To Be Honest” apresenta-nos uma letra sentimental que, juntamente com a voz harmoniosa do cantor, fazem com que o ritmo relativamente rápido adquira um tom, por vezes, pesado e melancólico. Na letra é possível encontrar passagens cuja tradução é “Eu quero o teu coração honesto, não apenas palavras quaisquer”. Seguindo-se “Blue”, como faixa conclusiva do EP, destaca-se entre todas as outras pelo seu ritmo calmo e inovação a nível de instrumentos. Recorrendo à guitarra com tons de lo-fi e notas emotivas de piano, a faixa enquadra-se num estilo de R&B sublime. A elegância da letra tem também um importante papel no que diz respeito à qualidade de toda a composição. Esta retrata o estado de espírito de alguém que nem sempre se consegue abrir o suficiente para expressar os seus sentimentos, desejando apenas ser aceite e acarinhado – “Sem dizer qualquer palavra agarra-te a mim, até mesmo essas palavra são difíceis para mim”.
De um modo geral, o EP encontra-se extremamente bem preparado, apesar de “Vanilla” não se enquadrar tanto como as restantes faixas. Porém, sendo esse o único ponto negativo a apontar em toda a produção, acredito que, mais uma vez, Kai não desiludiu os fãs, que já se encontravam ávidos de novos conteúdos, após um ano completo sem lançamentos. Resta dizer que devemos esperar ainda muitos mais sucessos por parte do cantor sul-coreano, especialmente voltado para o R&B.
Artista: Kai
Álbum: Peaches
Editora: SM Entertainment
Data de lançamento: 30 de novembro de 2021