Britney Jean Spears completa 40 anos nesta quinta-feira, dia 2 de dezembro. Sendo um dos maiores nomes da música mundial, a princesa da pop é a quarta artista que mais vendeu singles em formato de download digital, de acordo com a Billboard.
Nascida numa pequena vila no estado do Mississipi, Britney deu os seus primeiros passos na indústria da música aos oito anos. O seu primeiro papel foi no musical off-Broadway Ruthless! (1992) sendo lançada depois para o The Mickey Mouse Club. Aqui, contracenou com nomes como Justin Timberlake e Christina Aguilera.
…Baby One More Time foi o álbum de estreia de Britney, lançado em janeiro de 1999, quando a cantora tinha apenas 17 anos. Este foi um dos maiores álbuns da sua carreira, tendo vendido mais de 10 milhões de cópias em apenas um ano e ficou em primeiro lugar nos charts musicais de 15 países. Atualmente, o álbum possui mais de 30 milhões de cópias vendidas digitalmente tornando-se, assim, um dos álbuns mais vendidos de sempre.
Em 2001, Britney apresenta o seu single “I’m A Slave 4 U” no palco dos MTV VMA. Uma performance que se tornou uma referência no mundo da cultura pop, devido à cobra que Britney carregava nos seus ombros enquanto cantava. Outra das performances mais aclamadas da cantora aconteceu em 2003, no palco da mesma premiação. Durante a apresentação de Madonna, Britney entra em palco juntamente com Christina Aguilera e ambas beijam a rainha da pop.
Em 2004, Britney acaba por se casar com o seu dançarino Federline, com quem veio a ter o seu primeiro filho em 2005. Em 2006 Britney dá à luz o seu segundo filho. Porém, no mês seguinte o casal acaba por se divorciar. Em 2007 a cantora já começava a dar sinais de cansaço e exaustão. O caso mais mediático aconteceu quando Britney rapou o seu cabelo com uma máquina de barbear num cabeleireiro em Los Angeles. Devido a casos recorrentes similares a este, a artista acabou por perder a guarda de ambos os seus filhos para o seu ex-marido.
Acabou, eventualmente, por ser hospitalizada numa clínica psiquiátrica em 2008 e o tribunal colocou o seu pai como seu tutor legal, ficando este com o controlo de todos os seus bens e fortuna. Após cinco dias Britney tem alta. Em 2011 lança o álbum Femme Fatale, conseguindo que os três singles (“Hold It Against Me”, “I Wanna Go” e “Till The World Ends”) atingissem o top 10 da Billboard Hot 100. No ano seguinte Britney entra para o painel de jurados do Factor X juntamente com Simon Cowell, L.A Reid e Demi Lovato.
Um dos mais importantes capítulos da vida pessoal e profissional de Britney começa em janeiro de 2019. A cantora cancela a sua residência em Las Vegas e anuncia que irá fazer um hiato de tempo indeterminado dando como justificação a grave doença do seu pai. Britney dá novamente entrada numa clínica psiquiátrica no mesmo mês. No mês seguinte é divulgada uma mensagem de voz de um ex-membro da sua equipa que alegava que o pai de Britney a mantinha internada e a obrigava a tomar medicação contra a sua vontade. Tudo isto deu origem ao movimento #FreeBritney onde, não só fãs, como também celebridades, como Miley Cyrus e Cher, exigiam o fim da tutela que pai de Britney mantia sobre ela.
Framing Britney Spears foi um documentário lançado este ano onde deu a conhecer ao público as restrições absurdas que Britney tinha estando sob tutela. Restrições estas que incluíam não poder engravidar, não poder sair sozinha de casa sem autorização e não poder casar. O movimento #FreeBritney ganhou cada vez mais força e no dia 12 de novembro de 2021, o tribunal decidiu terminar a tutela da cantora após 13 anos.
Um ícone da indústria da música que não poderá nunca ser esquecido. Desde “Toxic” a “Oops!… I Did It Again” as suas músicas estão na ponta da língua de toda a gente, dos mais novos aos mais velhos. O recente movimento da sua libertação também foi bastante importante para trazer à conversa o tema do abuso de poder em casos de tutela e a desconsideração em casos de problemas de saúde mental. Que continuemos a celebrar anos e anos desta diva pop e, de preferência, no expoente do seu talento e liberdade.