Lançado a 3 de dezembro de 2021, Scenic Drive (The Tape) é a primeira mixtape do cantor e compositor americano Khalid. O projeto é um desapego ao medo de ser ele próprio. É um boost de confiança nalgo tão pequeno, mas tão impactante e reconfortante. Uma boa playlist para viagens de carro e momentos ao pôr-do-sol.

“Intro” ft. Alicia Keys é um começo mágico e apelativo que chama por mais e mais. O tema começa com o som de uma porta a bater e um motor a surgir, seguidos de uma compilação consecutiva de várias músicas do artista num estilo de rádio antiga. Alicia Keys entra de uma forma suave, melódica e relaxante, fazendo a música crescer tanto a nível de volumes como sintetizadores. Um tema incompleto, mas que dá um início cativante ao segundo tema do álbum, “Present”. Este tema, apesar de acústico, contém aquela energia característica do cantor sempre a crescer. Não poderia ser um melhor início. Mágico. Como diz Alicia em “Intro”: “sit back and enjoy the ride”.

 

“Backseat” é mais um tema cheio de coros e personalidade. É também o último tema a solo, fazendo um total de dois numa lista curta de músicas. Esta música, sem dúvida, aborda uma perspetiva da primeira pessoa, neste caso, a do cantor, que aprecia tudo aquilo que o rodeia.

O mais recente projeto de Khalid é, sem mais nem menos, uma jornada observadora pela vida amorosa, seja a dele próprio ou a de outra pessoa. A história atinge todas as áreas, incluindo os momentos mais tímidos do início de uma paixão, onde há um medo comum em admitir sentimentos tão específicos. Este sentimento é detalhado, por exemplo, em temas como “Brand New” e “Open” com QUIN e Majid Jordan, respetivamente.

Apesar desta timidez, Khalid transmite tudo de forma honesta e direta, como se pode perceber em “Retrograde” com 6LACK e Lucky Daye . Aqui fala-se sobre uma mulher que não consegue manter-se num relacionamento. Cada palavra é sinónimo de sinceridade. Já em “Voicemail”, com Kiana Ledé, existe uma certa hesitação em reconhecer que o amor está a desaparecer. Percebendo esta ideia, conseguimos perceber que esta é, de facto, a música mais romântica do álbum, num R&B que é tão característico do artista.

“All I Feel Is Rain” com JID remete-nos para um dia de verão num bom sunset na praia. Como os outros temas, retrata uma relação fracassada fazendo uma troca engraçada e até pouco esperada entre as palavras “pain” e “rain”. Com isto, transforma o tema em algo muito mais poético e pensado. A participação de JID é, também, de destacar, tendo sido uma ótima aposta.

“Scenic Drive” com Ari Lennox e Smino é o último tema e aquele que dá voz ao nome do álbum. É o tema mais distinto, começando em contratempo e passando à habitual eletrónica do cantor. É quase como um suspiro de alívio, uma música sem regras em que simplesmente se é livre para expressar tudo e mais alguma coisa. No final do tema, é possível ouvir o som de uma cassete a fechar, o que nos diz que o álbum terminou.

Scenic Drive está repleto de boa música, agradável e reconfortante. Uma aposta distinta, mas sem nunca perder aquela identidade que é tão reconhecida em Khalid. É como estar nas nuvens. O R&B é assim e Khalid também.