Esta madrugada de dia 10 de janeiro realizou-se a 79ª gala dos Globos de Ouro. A cerimónia teve lugar em Los Angeles, porém sem premiações ao vivo, sem celebridades e sem público. À parte de polémicas, O Poder do Cão (2021) e West Side Story (2021) foram os grandes vencedores entre os nomeados.

O evento ficou marcado pela ausência de transmissão televisiva, normalmente feita pela NBC. Esta decisão teve em conta os crescentes casos derivados da Covid-19 e as imensas críticas por falta de diversidade entre quem vota nos vencedores. Razões estas que serviram de mote para o canal desistir da transmissão e para várias celebridades recusarem o convite para a cerimónia. Sem carpete vermelha, sem celebridades e sem transmissão, naturalmente, não foram necessários anfitriões e os vencedores foram anunciados no site da organização pelos respetivos membros.

DR

Entre os grandes nomeados os destaques da noite vão para O Poder do Cão (2021) e para West Side Story (2021), que, de entre sete e quatro nomeações, respetivamente, levaram para casa três prémios cada um. O Poder do Cão (2021) conquistou os prémios de Melhor Filme de Drama, Melhor Realizador, atribuído Jane Campion, e Melhor Ator Secundário atribuído a Kodi Smit-McPhee. Já West Side Story venceu nas categorias de Melhor Filme Musical ou Comédia, Melhor Atriz num Musical ou Comédia atribuído a Rachel Zegler, e Melhor Atriz Secundária conquistado por Ariana DeBose.

Ainda na área dos musicais, destaca-se a performance de Andrew Garfield na longa-metragem Tick, Tick…Boom! (2021), que lhe valeu a vitória na categoria de Melhor Ator num Musical ou Comédia. Vencedora em três categorias foi, também, a série da HBO, Succession (2018-). A produção televisiva levou para casa os títulos de Melhor Série Dramática, Melhor Ator numa Série Dramática, com Jeremy Strong, e Melhor Atriz Secundária numa Série, Minissérie, Série Antológica ou Telefilme, com Sarah Snook. A HBO teve, ainda, a série Hacks (2021-) conquistou duas estatuetas nas categorias de Melhor Série de Comédia ou Musical e Melhor Atriz TV numa Série de Comédia/Musical, com Jean Smart.

A estatueta de Melhor Atriz num Drama foi, pela quinta vez, para Nicole Kidman pela sua atuação no filme Being The Ricardos (2021) e a de Melhor Ator num Drama foi entregue a Will Smith, por King Richard: Para Além do Jogo (2021). Já a produção de Denis Villeneuve, Dune-Duna (2021), levou para casa o título de Melhor Banda Sonora, produzida por Hans Zimmer, vencedor nesta categoria em anos anteriores.

Correspondendo aos elogios de que tinha sido alvo, Encanto (2021) venceu na categoria de Melhor Filme de Animação. No entanto, Belfast (2021), uma das produções mais nomeadas do evento de 2022, com sete nomeações, apenas saiu vencedor na categoria de Melhor Argumento. A desilusão manteve-se no que diz respeito a um dos filmes mais elogiados de 2021, Não Olhem Para Cima, que em quatro nomeações, não venceu nenhuma.

Aumentando a diversidade nas premiações, Oh Yeong-su, ator coreano, levou para casa o título de Melhor Ator Secundário numa Série, Minissérie, Série Antológica ou Telefilme, pela atuação na série Squid Game (2021-). Contribuindo, também, para esse feito, Michaela Jaé Rodriguez venceu na categoria de Melhor Atriz num Série Dramática, pela série Pose (2018-2021), sendo a primeira atriz transgénero a ganhar um Globo de Ouro.

Numa noite marcada por adversidades e em moldes diferentes dos habituais, a gala dos Globos de Ouro de 2022 foi uma das temáticas mais faladas durante a madrugada. Desde O Poder do Cão (2021) a Belfast (2021) tudo se tornou um assunto de discussão sobre quem poderia ou não ter vencido nas diversas categorias.

 

Confira a lista de vencedores: