Mais de sete mil eleitores inscreveram-se para exercer o seu direito ao voto dia 23.

Dos eleitores inscritos para votar antecipadamente no último domingo, dia 23 de janeiro, 90% exerceu o seu direito. No entanto, cerca de 732 cidadãos que se inscreveram não foram votar. A questão da mobilidade e o receio pelas aglomerações foram os principais fatores, apontados pelos cidadãos entrevistados pelo Correio do Minho, para o requerimento do voto antecipado.

O voto antecipado decorreu no Altice Forum Braga “sem incidentes e sem grandes filas de espera”. Em entrevista ao Correio do Minho, Marlene Ferreira e Rui Fonseca, dois cidadãos bracarenses que se inscreveram e votaram antecipadamente, confirmaram que o processo de voto foi rápido. Do mesmo modo, José Luís Carneiro, cabeça de lista pelo Partido Socialista de Braga, dirigiu-se também ao Altice Forum para votar, afirmando que “votar é seguro” e que “a abstenção é inimiga da democracia”.

Ao nível nacional, mais de 300 mil pessoas votaram antecipadamente, o que faz das Eleições Legislativas 2022 as mais participadas de sempre. O Município de Braga encontra-se a promover uma campanha municipal de apelo ao voto e de sensibilização para que, no próximo domingo dia 30, especialmente os mais jovens, participem no momento eleitoral.