Se me pudesses ver agora, de Cecelia Ahern, viu a sua primeira edição publicada em junho de 2007 em Portugal. Na obra de ficção, a autora presenteia-nos com um amigo imaginário, uma Vila dos Corações e uma história comovente.
A personagem principal da narrativa é Elizabeth. Elizabeth tem trinta e quatro anos e foi cedo que viu a mãe fugir do sossego de Baile na Croíthe, ficando assim com responsabilidades que não lhe pertenciam. Ao mesmo tempo que cuidava do pai, a protagonista tentou acompanhar o crescimento da irmã, algo que não correu como esperava, acabando por tomar também conta do sobrinho, Luke.
Com Luke a seu cargo, Elizabeth é metódica e tenta ter sempre tudo sob controlo, de forma a evitar deslizes na sua educação. Certo dia, o sobrinho surge com um amigo imaginário. Elizabeth acredita que falhou em alguma parte, até se aperceber que faz parte do crescimento natural de uma criança. Ivan, que não gosta que se refiram a ele como “invisível” ou “imaginário”, aparece claramente por uma razão. Mas então será que Ivan surge por causa de Luke ou por causa de Elizabeth?
A autora de PS: Eu Amo-te entrega-nos assim uma obra ternurenta, doce e também com um abrir de olhos incrível. Se no início fomos apresentados a uma Elizabeth, no fim despedimo-nos de uma mulher diferente, com formas de ver a vida renovadas. Desta forma, é com a presença de Ivan que vemos Elizabeth abrir-se àquilo que a vida lhe pode oferecer.
Uma narrativa simples com o toque certo de detalhe e de brilho. Trata-se de uma moral bonita com a dose necessária de inspiração, de forma a tirarmos conclusões de quem somos e aquilo que realmente importa na nossa vida. Se me pudesses ver agora é uma excelente companhia para quem procura um livro de conforto e um abracinho no sítio certo do coração.
Título Original: If You Could See Me Now
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Editorial Presença
Género: Romance
Data de lançamento: junho de 2007