Os bombeiros profissionais disponibilizaram viaturas para transportar os eleitores.

Os bombeiros profissionais, esta segunda-feira, expressaram que vão ajudar a população necessitada, de modo a garantir que todos possam votar nas eleições legislativas, agendadas para dia 30 de janeiro. A ajuda traduz-se no transporte de pessoas até aos locais de voto ou transportar as unas ao domicílio.

Segundo a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), os “bombeiros portugueses devem garantir que todos, mesmo que estão em confinamento, exerçam o seu direito de voto”. “Os bombeiros de todo o país procuram assim assegurar que num momento tão importante da vida do país seja cumprida em segurança e de forma justa e igualitária o direito de voto de todos os portugueses”, acrescenta a ANBP. Numa reunião com a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Conselho Geral, foi discutida a disponibilidade de acompanhamento por parte dos bombeiros e a garantia de viaturas que possam prestar o serviço por todo o país.

Para indivíduos que se encontrem em isolamento profilático, aguarda-se a resposta do Conselho da Procuradoria-Geral da República para esclarecer se a situação de isolamento impede que se exerça o direito de voto ou se há possibilidade de suspensão. Para as eleições legislativas, são esperados que mais de dez milhões de portugueses exerçam o direito de voto para a Assembleia da República.