O minhoto também foi homenageado pelo desempenho no Rali Dakar 2022.

O piloto Joaquim Rodrigues recebeu, esta terça-feira, a medalha de Mérito Desportivo atribuída pelo Município de Barcelos. O piloto também foi agraciado pela carreira e desempenho no Rali Dakar 2022.

Em cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença de praticamente toda a vereação, Joaquim Rodrigues, natural da freguesia de Vila Boa, agradeceu a distinção. Mário Constantino, presidente, sublinhou o percurso de vida e o currículo desportivo do piloto, frisando que é um “dos maiores embaixadores do concelho de Barcelos pelo país e pelo mundo”.

Joaquim Rodrigues já tinha referido que passou “por momentos muito difíceis e complicados” (o piloto perdeu o  cunhado e companheiro de provas Paulo Gonçalves, há cerca de dois anos), No entanto assume que o desporto o “tirou do buraco em que viveu, até voltar à competição”.

O piloto barcelense concluiu recentemente a 44.ª edição do Rali Dakar, na Arábia Saudita, sagrando-se o melhor português em prova, após ter terminado na 14.ª posição da geral. Joaquim Rodrigues foi também o primeiro piloto do mundo a levar a equipa indiana Hero à vitória numa etapa.