O Município de Braga vai atribuir ao Centro de Medicina P5 um apoio financeiro de 100 mil euros.
O Município de Braga e o Centro de Medicina P5 da Escola de Medicina da Universidade do Minho vão assinar um protocolo de colaboração com o intuito de criar um apoio clínico à população do Concelho. O apoio destina-se a monitorizar e avaliar os sintomas clínicos em articulação com as unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) através de plataformas digitais.
Prevê-se também um apoio através de serviços de triagem de utentes e recolha de informação considerada relevante e que vai ser, posteriormente, disponibilizada aos centros de saúde e unidades hospitalares. Do mesmo modo, a colaboração pretende criar o serviço “Trace COVID-19”, que vai permitir a colocação dos contactos bem como das informações dos utentes em ficheiro para upload na plataforma do médico de família ou médico assistente.
Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, o projeto surgiu da “necessidade de criar e disponibilizar meios alternativos aos presenciais e às linhas telefónicas existentes, no sentido de facilitar a realização de diagnósticos e acompanhamento dos doentes”. Assim, os profissionais de saúde do P5 não só vão poder desenvolver relatórios de várias dimensões de investigação como também vão poder criar ações de literacia da saúde para os jovens.