O espetáculo de dança abre a Temporada Cruzada França-Portugal de 2022.
Nos dias 4 e 5 de fevereiro, às 21h30, a estreia nacional de “A Bela Adormecida” acontece no Grande Auditório da Casa das Artes de Famalicão. O espetáculo encontra-se inserido no programa Saison Croisée e recebe o apoio dos Ministérios da Cultura Francês e Português.
“A Bela Adormecida” pretende materializar a associação do teatro municipal à Temporada Cruzada França-Portugal. Este é um projeto desenvolvido em parceria entre os dois países, entre fevereiro e outubro deste ano. Assim, a produção é feita pela Companhia Illicite – Bayonne com coprodução da Casa das Artes de Famalicão; o Teatro Municipal da Guarda; a Companhia INTRANZYT; e a CCN Malandain Ballet Biarritz.
A peça é coreografada por Fábio Lopez para 13 bailarinos, sendo inspirada no “Gulistan” de Saâdi. A bela adormecida é forçada, durante a sono, a analisar a sua autoimagem, sono este que pretende preservar a beleza da juventude. A versão em estreia analisa o impacto que o acontecimento teve na sua identidade de gênero e na forma como interage com a sociedade. O “papel de mulher” molda tudo o que ela faz.
A encenação tem um custo de entrada de 6 euros. Contudo, há um desconto que desce o valor para três euros no caso dos compradores serem estudantes, seniores (a partir dos 65 anos) ou possuidores do Cartão Quadrilátero Cultural. O bilhete pode ser adquirido online.